sexta-feira, 8 de junho de 2012

OS QUATRO PRINCÍPIOS SUBLIMES DA UMBANDA




Existem quatro princípios espirituais sublimes que norteiam a religião de Umbanda, conforme foi passado aos filhos pelo Mestre de luz da Lei de Umbanda Pai Francisco de Aruanda.

Princípios estes que foram esquecidos por muitas tendas e filhos de fé infelizmente.
Por assim ser queremos colocá-los a disposição de todos, para que os analisem e tirem suas próprias conclusões se estes princípios são ou não sublimes e de real necessidade de pratica consistente no seio de nossa Umbanda.

Nunca antes estes princípios foram enumerados e explicados de forma profunda e minuciosa, embora tal sistematização nunca tenha ocorrido, os Quatros Princípios Sublimes sempre estiveram gravados na mente e no coração dos verdadeiros filhos de fé de Umbanda e servidores da caridade.

Não foram inventados por nenhuma mente humana vaidosa, não é uma nova doutrina querendo ser inserida na doutrina umbandista, é simplesmente uma codificação de princípios que já existem desde a anunciação da Umbanda em 1908, foi o próprio Mestre de luz da lei de Umbanda Regente da Sétima Linha o Sr Caboclo das Sete Encruzilhadas que trouxe estes princípios, como verdadeiros mandamentos luminosos.
Nas primeiras manifestações do Mestre Caboclo das Sete Encruzilhadas, através de seu médium Pai Zélio de Moraes, ele já tinha, junto com a Umbanda anunciado tais verdades espirituais.

Só cabe a nós hoje de forma cuidadosa através da inspiração de nossos mentores e mestres expor e pregar os quatro princípios espirituais sublimes de Umbanda que são estes:
1º : A Umbanda deve estar baseada no evangelho de Jesus.

2º: A Umbanda é a manifestação do espírito para caridade.

3º: A todos os espíritos é dada a oportunidade de comunicação, com os mais evoluídos aprenderemos, e aos menos evoluídos ensinaremos.

4º: A Umbanda veio para harmonizar as famílias e curar os doentes.

Deixaremos claro que todos estes princípios e verdades espirituais estão baseados nas mensagens do próprio anunciador celeste da Umbanda o Sr Caboclo das Sete Encruzilhadas, mensagens estas proferidas desde a sua primeira manifestação quando oficializou a nova religião até a última manifestação que temos conhecimento por intermédio de registros históricos.

PRIMEIRO PRINCIPIO SUBLIME
A Umbanda deve estar baseada no evangelho de Jesus.

O Caboclo das Sete Encruzilhadas disse que o novo culto teria por base o evangelho de Jesus, deixando claro a origem cristã da Umbanda, que é fácil notar por vários pontos como por, exemplo; o próprio Mestre ter sido em uma de suas encarnações o Padre Gabriel de Malagrida, padre vidente que foi morto na fogueira com acusações de bruxaria, o nome que carrega a primeira Tenda de Umbanda do mundo ‘’Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, e diversas outras provas da origem cristã da Umbanda.

 Sabemos  também que o Mestre-Mor Jesus é o governante espiritual do planeta Terra, e influenciador das religiões do Ocidente, quando o Mestre das Sete Encruzilhadas disse que a Umbanda estaria embasada no evangelho de Jesus, estava  instituindo o culto ao Cristo dentro da religião, e deixando claro que Jesus é o articulador e pontífice da Umbanda.
Não há como refutar que Jesus é o mestre dos mestres, irmão e amigo maior, o médium maior, o principal regente espiritual da Umbanda.
Assim sendo seu evangelho que foi escrito pelas mãos de seus discípulos, registrando seus feitos, suas obras, doutrina e personalidade é a principal escritura sagrada da Umbanda.

Os umbandistas devem estudar os evangelhos e procurar aplicar em seus terreiros e vida pessoal os ensinos ali contidos.
É no evangelho de Jesus que se baseia e se norteia a umbanda, se tratando de escritos e teoria de cunho espírito-moral.
Agora vem a pergunta, ‘’são apenas os livros de Mateus, Lucas, Marcos e João o evangelho de Jesus?

Respondemos inspirados por Mestres de luz da Lei de Umbanda que não.
A todo um contexto histórico, envolvendo os primeiros anos de cristianismo, Constantino, concílios, que nos dão provas irrefutáveis que diversos textos e livros sagrados também devidamente inspirados pela espiritualidade foram queimados e negados pelos controladores políticos religiosos, afim, de manipular com tranqüilidade as consciências de outrora.

Diversos livros que compunham o evangelho de Jesus se perderam, outros que foram indevidamente tomados por apócrifos estão hoje á disposição e os Mestres de Luz atestam suas veracidades, e pedem que os estudemos para  incluí-los sem medo as Boas Novas do mestre Jesus.
Para melhor compreensão do tema (Evangelhos Apócrifos) sugiro a pesquisa no site: http://www.autoresespiritasclassicos.com.

Alem dos evangelhos apócrifos, que na verdade é uma lista grandiosa de registros, manuscritos e textos, há também o Evangelho Segundo o Espiritismo, que não deixa de ser parte do evangelho de Jesus, tal livro foi inspirado por diversos espíritos de luz e grandes Mestres do astral, retirando o véu das alegorias existentes em varias citações do Cristo e deixando para nós, explicativas racionais e verdadeiras sobre varias passagens dos evangelhos, até então incompreensíveis e contraditórias.

Todo ensinamento moral do evangelho está bem explicito no livro codificado pelo Mestre de luz regente da linha verde de Umbanda Allan Kardec.

Temos também a interpretação do evangelho de Jesus feita pelos mestres de luz e guias espirituais da Umbanda, em especial nossos amados Caboclos e Pretos Velhos,  embora não estão em nenhum livro, é através de suas consultas e mensagens nos terreiros que realizam esta interpretação humilde do evangelho de Jesus Cristo.

Assim sendo a umbanda esta baseada no evangelho de Jesus destas maneiras:
1ª: Através dos Evangelhos tradicionais de Mateus, Lucas, Marcos e João.
2ª: Através dos evangelhos apócrifos (dignos de pesquisa e estudo).
3ª Através do Evangelho Segundo o Espiritismo (Codificado pelo MLRSL Allan Kardec).
4ª Através da interpretação oral dos Mestres de luz e guias espirituais da Lei de Umbanda.
Iremos expor agora alguns dos muitos ensinamentos divinos do evangelho de Jesus que devem orientar e reger tanto as tendas como os filhos de Umbanda:
Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem ao vosso Pai que está no Céu.

Reconcilia-te com o teu adversário enquanto estás com ele a caminho, para que te não entregue ao juiz e este te mande à prisão, de onde não sairás enquanto não tiveres pago o último ceitil.

Ao que te bater numa face, oferece também a outra; e ao que te arrancar o manto, não recuses a túnica.

Dá a quem te pedir; e a quem tomar o que tens, não tornes a pedir.

Amai a vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem e maltratam, para serdes filhos do vosso Pai Celestial.


Não deis vossa esmola para serdes vistos pelos homens, porque assim não tereis recompensa de vosso Pai Celestial.

Quando derdes esmola, não saiba a vossa mão esquerda o que faz a direita; para que a vossa esmola fique em segredo; e vosso Pai, que vê o que se passa em segredo, publicamente vos recompensará.

Quando orardes, entrai no vosso quarto e, fechada a porta, falai com vosso Pai.

E orando, não useis de vãs repetições, pois o vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes que o peçais.

Se perdoardes aos homens suas ofensas, também o Pai Celestial vos perdoará vossas ofensas; mas se não perdoardes aos homens suas ofensas, tampouco o vosso Pai perdoará vossas ofensas.

Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem podem corroê-los e os ladrões roubá-los, mas ajuntai para vós tesouros no Ceú; porque onde estiver vosso tesouro, aí estará também vosso coração.

Não andeis inquietos quanto à vossa vida, do que havereis de comer, ou de beber, ou vestir, pois vosso Pai Celestial sabe que necessitais de todas essas coisas.

Não vos inquieteis pelo dia de amanhã, pois, o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Não julgueis, para não serdes julgados, pois, com o juízo com que julgardes sereis julgados; e com a medida com que medirdes, também vos medirão a vós.

Pedi e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei e abriser-vos-á; pois o que pede recebe; o que busca acha; e o que bate, se abre.


Tudo o que quiserdes que os homens vos façam, isso mesmo fazei vós a eles; porque esta é a lei e os profetas.


Vinde a mim, todos os que vos achais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para vossas almas, porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

De toda palavra ociosa que os homens disserem, hão de prestar contas no dia do juízo; porque por tuas palavras serás justificado e por tuas palavras serás condenado.


O que aproveitaria ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Que daria um homem em troca de sua alma ?
Quando orardes, se tiverdes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que também vosso Pai Celestial vos perdoe; pois se não perdoardes, também vosso Pai não vos perdoará.


Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso.
O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal; porque a boca fala do que o coração está cheio.
Vede, pois, como ouvis; porque a quem tiver, lhe será dado; e a quem não tiver, até o que julga ter lhe será tirado.
Vê, pois, que a luz que há em ti não sejam trevas.
Guardai-vos da avareza, pois, a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que possui.
Vendei o que tendes e dai esmolas, e fareis para vós um tesouro, aí estará também o vosso coração.
A quem muito for dado, muito será pedido; e a quem muito se confiou, muito se pedirá.
Por que não julgais também, por vós mesmos o que é justo ?
Aquele que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.
Digo-vos que haverá maior alegria no Céu por uma pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.
Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco, também é injusto no muito.
O reino de Deus não vem com aparência exterior, porquanto o reino de Deus está dentro de vós.
O maior entre vós seja como o menor; e quem governa seja como quem serve.


Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.
Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.
Se permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos.
Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
Andai, enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois, quem anda nas trevas não sabe para onde vai.
Se alguém ouvir minhas palavras e não crer, eu não o julgo, pois, não vim para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.
Quem me rejeitar, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado essa o julgará no último dia.
Porque eu vos dei o exemplo, para que como eu vos fiz assim façais vós também.
Um novo mandamento vou dou: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.
Se estiverdes em mim, e minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito.
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no amor.
Se sabeis estas coisa, bem-aventurados sereis se as praticardes.

Pois bem estes são alguns dos ensinamentos de Jesus, dignos de pratica e propagação. É pela riqueza destes ensinamentos que temos a certeza dá real necessidade da Umbanda e seus filhos continuarem embasados no evangelho do Mestre-Mor Jesus, como ordenou o anunciador celestial da religião de Umbanda o MLRSL Caboclo das Sete Encruzilhadas.

SEGUNDO PRINCIPIO SUBLIME
A Umbanda é a manifestação do Espírito para caridade.

Foi esta frase que o MLRSL Caboclo das Sete Encruzilhadas, usou para denominar a Umbanda em 1908.

Por este principio  podemos discorrer sobre vários aspectos do culto umbandista, rituais, sacramentos, fundamentos como também na conduta dos médiuns e sacerdotes.

A palavra caridade pode ser definida como o mais puro amor (ágape), tendo diversos significados de origem no latim caritas (amor), e ou carus (caro, de alto valor, digno de apreço, de amor).

Como espíritas umbandistas, sabemos que caridade ultrapassa o simples fato de dar esmolas, temos ciência do ensinamento sobre caridade realizado pelos espíritos superiores através do MLRSL Allan Kardec, sobre caridade moral e caridade material (O Evangelho Segundo o Espiritismo", de Allan Kardec, Capítulo XIII - itens 9 e 10 (Mensagens recebidas pelos espíritos: Irmã Rosália (Paris, 1860) e Um Espírito Protetor (Lião, 1860)

Há saber destas verdades sobre caridade, basta entender sobre a ‘’manifestação do espírito para caridade’’, o que o Mestre Caboclo das Sete Encruzilhadas queria dizer sobre isso? Só os desencarnados se manifestariam para tal pratica?

A verdade é que todos nós somos espíritos, encarnados ou não, por este motivo este Segundo principio se aplica a todos, sem distinção tanto aos guias espirituais de umbanda, quanto a nós seus médiuns.

A nossa manifestação para caridade, nosso desapego material, nosso esforço genuíno de ajudar moral-materialmente nosso próximo, nossa atitude de perdão aos nossos inimigos.

A manifestação dos Mestres de luz e guias espirituais da lei de Umbanda para caridade, seus trabalhos de desobsessão, de cura, de abertura de caminhos, seus conselhos e orientações, seus passes energéticos.

A manifestação de caridade dos sacerdotes umbandistas, para com seus filhos e consulentes, a negação de si mesmo para a obra divina, o desinteresse no seu sacerdócio.

Enfim todos aplicando juntos este principio, manifestando de todas as formas e em todas as direções a caridade.
Dentro deste segundo principio sublime de umbanda, ainda cabe a máxima de ‘’Dar de graça o que recebeu de graça’’, ou seja nada se cobra na Umbanda, nunca, jamais e em nenhuma hipótese.

Todos os trabalhos e consultas são realizados gratuitamente.
Qualquer terreiro que cobre seja quanto for ou pelo que for, não esta dentro deste segundo principio e não pode requerer para si o titulo de tenda ou cabana de umbanda, pois UMBANDA é de graça, não envolve cobranças, na umbanda há desapego, desinteresse, renuncia...

O que mais quebraria ou iria contra este principio ‘’ A Umbanda é a manifestação do espírito para caridade’’?

·        Sacrifício animal é uma pratica que fere o senso de caridade.

·        Trabalhos de amarração, magia negra ou de vinganças.

·        Cobrança financeira pelos trabalhos de Umbanda.

·        Ostentação desnecessária dentro das tendas ou cabanas umbandistas.

·        Assédio sexual ou financeiro dentro dos terreiros.

·        Misticismo e animismo nas incorporações.

·        Mau uso dos recursos dos terreiros.

·        Acepção de pessoas e intolerância religiosa, racial e sexual.

E diversas outras coisas que facilmente são identificadas através de nossa consciência e da orientação dos Mestres de luz e guias espirituais da lei de umbanda.

Já as maneiras de praticar e aplicar este principio sublime também são facilmente identificados, vamos a alguns:

·        Atendimento fraterno a todos sem distinção.
·        Realização de obras assistenciais de cunho material ( distribuição de alimentos, roupas, brinquedos...).
·        Visitas a asilos, orfanatos e prisões.
E diversas outras ações que visam o auxilio no sentido mais puro da pratica da caridade.

TERCEIRO PRINCIPIO SUBLIME
A todos os espíritos é dada a oportunidade de comunicação, com os mais evoluídos aprenderemos, e aos menos evoluídos ensinaremos.

Por conta do preconceito existente no próprio meio espírita da época, no sentido de manifestação de espíritos é que surgiu a Umbanda, isto é facilmente identificado quando se consulta a historia da umbanda.

Apenas espíritos que em suas existências corpóreas tivessem sido homens e mulheres de posição social e intelectual, tidos como importantes eram bem vindos nas mesas espíritas para realizarem suas comunicações, negros escravos e índios nativos eram vistos como atrasados e incapazes de trazer uma mensagem coerente e de crescimento filosófico e religioso.

O que na verdade não passava de puro preconceito e má interpretação do evangelho de Jesus, quando o Mestre-Mor disse que o Pai tinha ocultado estas coisas (verdades espirituais) aos sábios e entendidos e revelado aos simples e humildes.
Sendo assim era instituída a Umbanda donde espíritos de negros escravos e índios nativos, teriam livre acesso para se comunicarem e praticarem a caridade espiritual, provando que na verdade também eram espíritos de grande grau de evolução tanto espiritual, moral e filosófica.

Hoje sabemos que os Mestres de luz e guias espirituais da lei de Umbanda, são iniciados nos mais variados mistérios divinos e espirituais.
Com o passar dos anos legiões de espíritos começaram a se apresentar para trabalhar na Umbanda e a nenhum deles foi negado a comunicação.
Alem das linhas de trabalhos e falanges de caboclos e pretos velhos, foram se formando outras linhas de trabalhos dentro da Umbanda Celestial e posteriormente na Umbanda Terrena.

Assim sendo depois de 103 anos de anunciação e fundação da religião hoje temos assentadas na umbanda as linhas de caboclos, pretos velhos, crianças, baianos, boiadeiros, marinheiros, ciganos, e toda a esquerda com seus Exús, Pombagiras e Exús-Mirins, ainda há as falanges dos falangeiros de Orixás que são seres, e/ou espíritos de grande atuação espiritual.

Desde sempre nunca foi e nem será negada a manifestação de qualquer irmão do astral, sendo eles agrupados nas linhas de trabalhos assentadas ou não.
Aqueles espíritos que são tidos como eguns sem luz, ou kiumbas, ensinaremos o caminho da libertação espiritual, dando a eles a oportunidade de tratamento, apresentando a doutrina espírita umbandista, ou seja os encaminhando para a luz que vem de Aruanda.

Enquanto as religiões modernas expulsam, estes pseudo demônios, a umbanda os acolhe em seus braços maternos, e os tratam com amor e compreensão na esperança de que arrependidos dos males praticados aceitem esta ajuda espiritual, e para quem sabe um dia adentrem na senda dos trabalhadores de luz, iniciados na lei de Umbanda.
Assim foi com os Exús da lei de Umbanda, antes na mais baixa trevas, e hoje trilhando o caminho da evolução.

Escolher que espírito ou que guia vai trabalhar nas sessões umbandistas é ir contra os ensinamentos primitivos do MLRSL Caboclo das Sete Encruzilhadas, se estes,  espíritos tem luz e estão na lei de Umbanda que se manifestem, trabalhem e nos tragam o evangelho de Jesus, manifestando a caridade.
Se são sem luz, e ainda malévolos que sejam abraçados na tentativa de os encaminhar,  rumo a verdade que liberta.

QUARTO  PRINCIPIO SUBLIME
A Umbanda veio para harmonizar as famílias e curar os doentes

Um principio verdadeiramente divino e muitas das vezes o mais esquecido, no seio umbandista como um todo.
No dia 16 de novembro de 1908, na casa da família Moraes, o MLRSL Caboclo das Sete Encruzilhadas e o Mestre de luz Pai Antonio, alem de passar mensagens doutrinarias e morais, realizaram diversas curas, milagres e prodígios, como vemos nos registros históricos.

Na Tenda Nossa Senhora da Piedade e na Cabana de Pai Antonio, verdadeiras obras de cura divina aconteciam, paralíticos andavam, cegos enxergavam, surdos e mudos eram curados...

Tudo isto eram os sinais de que a Umbanda estava praticando  o Ide de Jesus, curando, libertando os obsidiados, e trazendo clareza para as mentes afundadas nos vícios e nas maldades.
Não que hoje deixou de acontecer curas e milagres no interior dos terreiros, ainda acontecem, a Umbanda sempre foi e sempre será a verdadeira religião dos milagres, isto é fato.

Mais que verdade seja dita, tais curas e prodígios diminuíram.
E o porque? Será que por conta da vaidade dos dirigentes? Será que é por muitos se interessarem apenas com a teoria da doutrina? Será que perdemos a simplicidade em nossos cultos? Será despreparo dos médiuns? Será que a fé e o amor diminuíram?

O motivo real deve ser descoberto pelos próprios sacerdotes e médiuns, pois o dom da cura de outrora é o mesmo dom da cura nos tempos atuais.

O mesmo Caboclo que curava em 1908, ainda cura em 2012!

O mesmo Orixá Obaluaê de sempre é e o será ate a eternidade!

Esta a disposição dos umbandistas diversos mistérios e magias para execução de curas, o passe energético dos guias e os passes magnéticos dos médiuns também são bons recursos para a cura divina acontecer.

Os banhos sagrados e as oferendas para cura divina são outros caminhos para a realização dos milagres físicos.

O que estamos esperando? Vamos usar destes recursos espirituais e impor as mãos sobre os doentes, limpar as feridas do corpo, sabemos que se as doenças não forem acertos karmicos  ou provas para os espíritos elas podem muito bem serem curadas.
Outro tipo de cura se faz necessária nos dias atuais e estão acontecendo nos terreiros, se trata da cura da alma, doenças emocionais como depressão, stress, auto-estima baixa, pessimismo e etc.

Recorremos aos conselhos sábios e amorosos dos verdadeiros psicólogos da Umbanda nossos pretos velhos e pretas velhas, através de consultas com estes maravilhosos guias sempre encontraremos a cura das doenças que vão na alma, eles sabem junto a outros guias e médiuns preparados, resolver problemas de culpa, remorso, perdas, tristezas, pessimismo, ódio, vingança, sentimento de inferioridade, baixa auto-estima, rancor, magoas, ressentimentos e diversos outros sentimentos que nos geram tanta dor e desespero.

Assim sendo a Umbanda e seus filhos com a ajuda dos Sagrados Orixás, mestres e guias espirituais, devem curar os doentes do corpo e da alma, sem medo ou descrença, pois esta também é missão da Umbanda, afastar maus espíritos, obsessores, e kiumbas, tratar a alma sofrida dos que nos procuram na assistência e eliminar as dores e marcas do físico.

É claro que temos em mente sobre a lei de merecimento, do karma e de ação e reação, como diz a lei divina de Xangô: quem merece recebe, e quem deve paga. E aos que merecem serão curados e libertos através da lei de Umbanda e seus mistérios.
Outro ponto deste quarto principio, é a harmonização das famílias.

A família é a maior instituição que o Divino Criador Olorun, nos legou.
A base da vida de um ser humano deve ser a família, é onde encontramos refugio e carinho nos tempos de angustia e crise.
Quantas bênçãos encontramos,  nas pessoas de nossos pais, irmãos, filhos, avós e  cônjuges.

É indiscutível a importância da família na formação e na vivencia de qualquer pessoa.

E qual o quadro que encontramos hoje em dia em muitos lares e famílias?

O alcoolismo e a dependência química a cada dia destrói mais os vínculos familiares.
Violência doméstica, abuso sexual, separação, adultério, desrespeito, fome, desemprego, tudo isso assola as famílias de maneira terrível, nos dias atuais.

Por estes motivos a Umbanda veio para harmonizar as famílias, harmonizar significa; adaptar, adequar, ajustar, conciliar, pacificar, reconciliar, e todas estas coisas estão nos encargos dos guias da lei de umbanda, sacerdotes e médiuns umbandistas.
Há muitas maneiras de se harmonizar uma família.

Os mestres de luz e guias da lei de umbanda, utilizam de seus conselhos, passes, e orientações para tal beneficio, alem dos trabalhos espirituais com oferendas, magias, orações, banhos e defumações que podem e deverão ser sugeridos para qualquer caso de desarmonia familiar.

Os sacerdotes e médiuns de Umbanda devem estar preparados para os aconselhamentos familiares, procurando sempre que for necessário encaminhar seus filhos e assistência para tratamentos específicos alem dos espirituais oferecidos no interior dos terreiros como: psicólogos, terapias,  clinicas de tratamento para dependentes químicos...

As  visitas regulares dos sacerdotes umbandistas aos lares dos que sofrem em família, também são muito importante, pois desta forma podem levar até estas casas, esperança, otimismo, palavras de fé e coragem.

Nunca se deve de deixar de passar nas tendas e cabanas de umbanda os ensinamentos sobre o respeito e honra aos pais e aos anciões, a importância do dialogo entre os casais, para que sejam evitadas traições e brigas desnecessárias, o valor que tem nossos filhos como espíritos reencarnados que iremos dar conta de sua educação moral e espiritual.

Aqueles que estão próximos de nossa amada Mãe Oxum, saberão colocar o amor em primeiro lugar, pedirão a Senhora dos lares, a divina Orixá Yemanjá para que em suas casas haja sempre paz e harmonia.

Enfim os ensinamentos estão todos ai, que sejam passados e praticados, pois a Umbanda por si só é a maior harmonizadora de famílias que exsite.

Assim terminamos a exposição dos Quatro Princípios Sublimes da Umbanda, este assunto não se encerra aqui, há muito o que discutir e aprender sobre eles.

Que todos nós sejamos abençoados pela pratica consciente dos princípios espirituais que orientam e norteiam a religião de Umbanda e seus filhos de Fé.

Axé e Luz.

Inspirado por Pai Francisco de Aruanda (Mestre de Luz da Lei de Umbanda).



Um comentário:

  1. PERFEITO, explica muito bem oque muitos terreiros e médiuns esquecem. Isso é UMBANDA!!

    ResponderExcluir