terça-feira, 27 de abril de 2010

Papo franco entre um Umbandista e um Protestante.

Há poucos dias atrá eu estava no msn a bater papo, jogando dama com a Manu, enfim quase que não fazendo nada.


Quando de repente entrou um velho amigo meu, dos tempos em que eu era protestante e me chamou para conversar.

Papo vai papo vem, ele me teceu alguns elogios e disse: Bem que eu poderia ir passar um fim de semana em sua casa em São Paulo.

Eu respondi: Claro será um prazer,só tem uma coisa que me preocupa,EU SOU UMBANDISTA, em minha casa tudo que se vê logo se nota UMBANDA.

Foi um choque!!

Ele respondeu: Mas como, não acredito você deixou a "verdade" para se deixar enganar por essas coisas.

Eu respondi: O meu caro prefiro que não entremos nessas discussões sem sentido, não vamos deixar nosso reencontro (mesmo que virtual) se transformar em uma calorosa discussão que só ira gerar antagonismos.

Tudo bem disse ele, o papo continuou.

Falamos de várias coisas até que ele novamente tocou no assunto.

David volta para Jesus logo rapaz você tem talento, antes que Jesus volte. Carinhosamente respondi: Poxa vida,ja voltei para Jesus, encontro ele hoje é na Umbanda, não basta ver que estou feliz para você?

Ele respondeu: Tudo bem, mas saiba de uma coisa você ainda vai ter que dobrar seus joelhos diante Jesus no juizo final e dizer que Ele é o Senhor.

Retruquei: Já faço isso todos os dias quando acordo e ao dormir, ou quando entro em um terreiro bato cabeça para Jesus e será um prazer imenso quando eu desencarnar, se for merecedor dobrarei meus joelhos diante do Mestre Jesus e será uma enorme emoção.

O problema é que ele não parou de falar, aí meus caros, eu "surtei" e comecei sem parar à escrever.

Disse eu: Quer saber de uma coisa, sabe por que hoje sou Umbandista?

Porque enquanto à sua compreensão de Deus é um Deus que mata, julga, condena e lança ao inferno, o DEUS que nós adoramos na Umbanda, perdoa, ama e dá aos seus filhos outra oportunidade através da reencarnação, de se redimirem dos erros cometidos. Nós levamos a risca o dar de graça o que se recebeu de graça, CARIDADE É A LEI, o que vocês julgam ser Umbanda não é Umbanda. Na Umbanda, não se cobra nada, não se faz sacrifícios humanos ou de animais como ás vezes vocês divulgam. Respeitamos a natureza, amparamos, acolhemos e amamos a todos sem distinção de cor, raça, credo. Ao que diz respeito a "salvação" não nos rotulamos como donos da verdade, ou que só nossa conduta dogmática é a certa e leva à DEUS, cremos piamente que o católico, protestante, islâmico, budista, umbandista, espírita, enfim todos estão sujeitos a salvação, desde que estejam debaixo dessas máximas:

Amar a Deus sobre todas as coisas, ao próximo como a ti mesmo, fora da caridade não há salvação...

Não saímos por aí atacando os outros e nem condenando nossos irmãos homossexuais ao inferno já que para nós eles não tem nada de diferente amam, sentem, riem, choram como todos e tem o direito de serem chamados filhos de DEUS.

Para finalizar eu disse: Bom querido me desculpe, mas é isso SOU FELIZ POR SER UMBANDISTA, TENHO ORGULHO DE SER UMBANDISTA, QUERO MORRER E NASCER NOVAMENTE UMBANDISTA.

Depois disso ele me pediu licença porque precisava ver algumas coisas, quem sabe orar por mim...



David Veronezi

12 comentários:

  1. valeu......somos umbandistas com muito prazer, e fico muito feliz ao ver um irmão de fé esclarecido.

    ResponderExcluir
  2. Adorei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! é isso mesmo. Tem um evangelico querendo me converter e acho que vou fazer de suas palavras as minhas.

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo Sandra,fale para ele q vc já é feliz c sua fé,a fé nos Orixás em nossa Umbanda divina.Um abraço reze por mim e eu rezo por vc...

    ResponderExcluir
  4. fico triste de ver pessoas como o seu "amigo", pois acham que que o Deus deles ( como se fossem donos Dele) é diferente do nosso, como se ouvessen varios Deuses, + eu ja passei por isso uma amiga de + de 15 anos entrou para a igreja evangelica, e veio me dizer que não podia ser + minha amiga por eu ser Umbandista, fazer o que? cada um pelas suas obras

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resposta.
    Em poucas palavras vc soube bem sintetizar o q é a nossa fé e deu um murro com luva de pelica.

    e poderia ter acrescentado:
    A religião hoje que mais se aproxima das palavras e ensinamentos de Jesus, seja pelos evangelhos canônicos, seja pelos evangelhos apócrifos, é a Umbanda.

    ResponderExcluir
  6. poi é meus irmãos,ironicamente minha filha, meu
    genro, e meus netos são testemunhas de jeová,mas
    me respeitam, e o mais importante,não sei se por respeito,não ha críticas nem discriminação.
    graças a zambi. axé a todos e saravá a nossa querida umbanda.

    ResponderExcluir
  7. Olá irmãos, que prazer, que orgulho... pertencer a uma nação com irmãos de tanta Luz... obrigado pela linda liçao, lição esta que já é o que pensamos, mas que muitas vezes não sabemos como responder a um irmão que na sua santa ignorância,por desconhecer completamente a Umbanda, confundi tudo e nos ataca. Se me permiti, irei postar esta sua linda mensagem em nosso Orkut e nossa comunidade e os convido a conhecerem um pouco de nosso trabalho também.. Grupo Universalista Espiritualista Rosa dos Ventos. Luz, Luz, Luz!!!!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado a todos por responder ao texto.Muito axé Anônimo,minha familia por parte de pai todos são TJs tbm.Obrigado rosas dos ventos e claro que vou conhecer o trabalho de vcs...Axé e Luz com o conhecimento de Oxóssi e o amor de Oxum.

    ResponderExcluir
  9. já fui evangélica e sofria dentro da igreja com preconceito por ter adoecido, tive depressão e na época fui taxada de endemoniada, também não entendia porque tinha que pregar a todos os meus amigos que sentiam felizes dentro da sua própria fé, passei a tentar me comportar como evangelica e ficava mais confusa por não me sentir plena, sentia culpa por procurar a igreja por medo do demonio e não por amor a Deus.
    Não conheci muito da umbanda, mas aquilo que tive o prazer de conhecer estou certa que foi o amor de Deus que me permitiu conhecer.Sempre irei guardar enorme carinho e respeito pelas entidades que conheci.
    Hoje tenho uma nova visão do que seja a espiritualidade,e vi no seu depoimento não só um desabafo, mas uma oração sincera, que se não foi capaz de tocar o coração a quem foi destinado inicialmente será em uma oportunidade em que ele se encontre mais amadurecido. De qualquer forma, sua oração tocou o meu coração.
    Obrigada por isso e que Jesus o abençõe sempre.

    ResponderExcluir
  10. Muita luz e axé para vc minha irmã.Não sabes o quanto me ajudou as suas palavras,quero que Deus e Jesus nosso Mestre continue a lhe abençoar,tbm sofri muito quando era protestante e hj tbm sou feliz como vc disse ser.Espero que seus dias sejam repletos de alegria aqui e no porvir.Qualquer coisa nos add no hot mail:teu_nsjc-sp@hotmail.com. Carinhosamente David Veronezi

    ResponderExcluir
  11. Feliz me sinto por pertencer-tes á bandeira do Pai Oxalá irmão,ainda que todos pertençam ,não importando a religião.E triste me sinto com tamanha intolerância não desses nossos irmãos evangélicos e sim daqueles ´"Líderes religiosos"que semeiam intolerância e ódio contra outras religiões.Se eles soubessem o mal que fazem para a sociedade e para si mesmo;Se soubessem que cada blasfemia proferida contra as Divindades de Deus(Orixás,e outras)é rigosamente cobrada com punuções ímpares quando desencarnam.
    Triste é o fim desses espíritos que vivem pelo mundo semeando blasfemias e ódo. meu fraterno saravá a todos

    ResponderExcluir
  12. eu gostaria de um email de contato!....

    ResponderExcluir