quinta-feira, 22 de abril de 2010

Kardec na Umbanda 2

 


Como nós sabemos, o marco de inicio da Umbanda no plano terrestre foi em 1908 pelo Caboclo das 7 Encruzilhadas, através de seu único Médium Zélio Fernadino de Moraes. E aonde aconteceu esta primeira manifestação? Sim meus caros, dentro da Federação Espirita do Rio de Janeiro em Niterói, é claro que por motivos como a proibição da manifestação de indios e pretos-velhos, o nosso amado Caboclo disse que uma nova Religião estava a nascer e se chamaria UMBANDA, a manifestação do Espirito para a caridade.
Iniciou-se em Neves também no Rio na casa do então jovem Zélio de Moraes, mas o que eu quero discorrer aqui é sobre Kardec e a Umbanda.
Em muitos de nossos Terreiros encontramos no Conga Sagrado um busto de Allan Kardec em alusão a importância dele para esses terreiros como também para toda nossa Umbanda. Mas infelizmente muitos autores Umbandistas andam escrevendo coisas que inferiorizam ou até anulam Allan Kardec no seio de Umbanda, Sacerdotes que nem se quer falam sobre Kardec como se ele fosse o inimigo da UMBANDA.

Temos que considerar que tudo aquilo que Kardec escreveu e vai aparentemente contra algumas coisas que temos na nossa Umbanda como: sacramentos, rituais, liturgias e etc; é porque era mais apropriado assim para a época e o que estava nascendo ali na França antes de ser uma nova "religião" era mais uma ciência e filosofia do que a religião propriamente dita, já que Kardec disse algumas vezes que o Espiritismo não era uma religião e sim filosofia e ciência e que continha um aspecto religioso. É interessante notar que este aspecto religioso ganhou mais forma e corpo aqui em terras brasileiras, já que nós brasileiros na minha singela opinião somos o povo mais espiritualizado da Terra.

Ou seja uma ciência e filosofia serve mais para isso: estudar, refutar, analisar e responder. Olhando por este lado fica mais fácil ver as coisas que Kardec escreveu que como já disse aparentemente refuta algumas práticas nossas e se acreditarmos que Chico Xavier foi mesmo Kardec encarnado, Chico no programa Pinga Fogo de 1971 nada refutou ou combateu a Umbanda pelo contrário.
Nós deveriamos ser gratos a Kardec por tudo que ele fez pela humanidade o aparelho que foi da espiritualidade para nos elucidar, esclarecer sobre vários pontos que antes éramos leigos e prisioneiros de dogmas puramente humanos e materialistas impostos por meia dúzia de clérigos. Kardec nos libertou da crença no inferno, na trindade católica, nas "santas indulgências", Adão e Eva, a crença errônia dos demonios e do diabo... e muitas outras.

Irei escrever agora alguns pontos doutrinarios trazidos a nós pela espiritualidade através do Mestre Allan Kardec.


  • Na existência e unicidade de Deus, desconstruindo o dogma da Santíssima Trindade;


  • Na existência e imortalidade do espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação Divina;

  • Na defesa da reencarnação como o mecanismo natural de aperfeiçoamento dos espíritos;

  • No conceito de criação igualitária de todos os espíritos, "simples e ignorantes" em sua origem, e destinados invariavelmente à perfeição, com aptidões idênticas para o bem ou para o mal, dado o livre-arbítrio;

  • Na possibilidade de comunicação entre os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos"), por meio da mediunidade;

  • Na Lei de Causa e Efeito, compreendida como mecanismo de retribuição ética universal a todos os espíritos, segundo a qual nossa condição é resultado de nossos atos passados;

  • Na pluralidade dos mundos habitados, a ideia de que a Terra não é o único planeta com vida inteligente no universo.
Além disso, podem-se citar como características secundárias:


  • A noção de continuidade da responsabilidade individual por toda a existência do Espírito;

  • Progressividade do Espírito dentro do processo evolutivo em todos os níveis da natureza;

  • Volta do Espírito à matéria (reencarnação) tantas vezes quantas necessárias para alcançar a perfeição. Os espíritas não crêem na metempsicose.

  • Ausência total de hierarquia sacerdotal;

  • Abnegação na prática do bem, ou seja, não se deve cobrar pela prática da caridade nem o fazer visando a segundas intenções;

  • Uso de terminologia e conceitos próprios, como, por exemplo, perispírito, Lei de Causa e Efeito, médium, Centro Espírita;
Incentivo ao respeito para com todas as religiões e opiniões, entre vários outros pontos.
Agora eu pergunto a você Umbandista, são familiares esses pontos doutrinários para você?
Pois bem eu sei que você também crê nestas coisas e surpresa foi através de Kardec que essas irrefutáveis verdades chegaram até nós e é brincadeira muitos ainda querem refutar Kardec dentro da Umbanda.
Por favor não caia neste erro, respeite, defenda Kardec, pois ele foi e é muito importante para nós, leia as suas obras, estude, pergunte para pessoas de mente aberta sobre ele e com certeza você passará a respeitar e amar Allan Kardec como eu e muitos Umbandistas conscientes. É claro nós não somos Kardecistas e sim UMBANDISTAS, mas dentro dos sincretismos existentes dentro da Umbanda como: o catolicismo popular, as religiões indígenas e o culto aos Orixás, também há o Kardecismo enraizado, o sincretismo teórico perfeito.
Tem alguns por aí querendo reinventar as teorias kardecistas, porquê não reinventam o culto aos Orixás, o catolicismo popular e a pajelança? Será que refutam Kardec porque tem medo ou preguiça de ler? Para finalizar eu na minha simples opinião digo: Allan Kaedec já nos deu o norte teórico dos assuntos complexos sobre o mundo espiritual, toda ciência e filosofia espiritualista já está ai desde 1857, não precisamos inventar modismos só para aparecer ou achar que somos superiores a Kardec.
E lembre-se não somos kardecistas e sim Umbandistas, temos que nos orgulhar de nossa religião.
Este texto foi apenas para defender e demonstrar a importância do Mestre Liones Allan Kaedec na Umbanda, no meu terreiro tem um busto de Kardec e no seu?

Saravá a Umbanda,Saravá todos Orixás,Saravá todos os Guias,Saravá ALLAN KARDEC.

Por david Veronezi




9 comentários:

  1. Gostei do tópico parabens Davi, a unica coisa que não concordo é o fato de Chico Xavier ser Allan kardec, mesmo pq ele esta mais para Francisco de Assis!!Muita paz a todos!!!

    ResponderExcluir
  2. Excelentes reflexões, David! Também não partilho da idéia de Chico ter sido Kardec. Mas, de resto, estou de pleno acordo com você! É preciso abrir a mente e saber valorizar os pontos de convergência antes de aferras às divergências. Abração!

    ResponderExcluir
  3. SOU UMA COISA NÃO SE DIZ KARDECISMO OU KARDECISTA O CORRETO É ESPIRITISMO E ESPIRITA OU ESPIRITISTA COMO ESTA NA CODIFICAÇÃO!!

    ResponderExcluir
  4. Davi,
    Parabéns pelo post !

    entendo que o medium pode trabalhar onde se fizer necessário, basta respeitar o modo de trabalho de cada lugar.
    Pessoalmente entendo nossa amada Umbanda como Universalista desde o nascimento. Louvamos deus, Tupã e Zambi.
    Kardec foi contra os elementos vazios : rituais sem fundamento e se prender à forma somente.
    O próprio Kardecismo se vale de ações padronizadas que poderiamos chamar de rituais em suas sessões : abrem com prece, leem o evangelho, comunicação do mentor, vibrações, passe coletivo, encerramento. E tomam água fluida no final.
    Edgard Armond , ilustre Kardecista, criou o passe padronizado, cada etapa tem seu fundamento como captação e dispersão. Quem desconhece o fundamento pensa logo em ritual e muitos ortodoxos aboliram esta prática.
    Na minha experiencia pessoal, vi muitos guias de nossa amada Umbanda se manifestando no Kardecismo ao modo deles desde PV a Exu . Acredito que não são todos mas muitos.
    O C7E não tinha restos de vestes clericais ? Não era culto em sua encarnação na Europa como Malagrida ? E apreciou sua estada como Índio Brasileiro. Mostra que cultura não quer dizer sabedoria necessariamente, ele preferiu usar a roupagem de Índio... por que será ?

    Saravá Irmãos,
    Edu

    ResponderExcluir
  5. Queridos em nenhum momento afirmei ter sido Chico Xavier a reencarnação de Kardec,apenas disse que muitos creem assim,e vcs sabem q é verdade.Muita paz de Oxalá e Axé a todos...

    ResponderExcluir
  6. -Li e gostei sobre o q li e como foi expressado. Parabéns, gostaria de reproduzir partes em uma de minhas comunidades.....Abraços .....

    ResponderExcluir
  7. fique a vontade meu irmão o conhecimento tem de ser p todos axé e luz...

    ResponderExcluir
  8. O perigo das macumbas, muitas pessoas nada sabem desses perigos. Os Espíritos de Luz ou Espíritos Superiores já mais vão pedir charutos, cachaça, cigarros,sacrifícios de animais e despachos, essas praticas só podem atrair pela sintonia vibratória espíritos desencarnados apegados a matéria e aos vícios terrenos, ou seja, espíritos inferiores e obsessores.Os Espíritos Superiores são Virtuosos em seus ensinamentos, eles procuram moralizar, educar e espiritualizar os seres humanos, incentivando a pratica sincera do bem e das Virtudes. Os espíritos apegados a matéria tratam de assuntos vulgares sem elevação moral, assuntos, como, sorte no jogo, volta da pessoa amada, sorte com as mulheres, melhoria nas finanças, trabalhos para prejudicar desafetos etc. Os Espíritos Superiores já mais vão se manifestar num centro para pedir charutos, cachaça e sacrifícios de pobres animais, isso é ridículo, os animais são nossos irmãos menores na escala evolutiva, devemos respeitar e amar os animais, quem pede esses absurdos são os espíritos da escuridão, cuidado, muito cuidado, eles gostam de enganar as pessoas usando uma linguagem melosa, suave, doce, com palavras bonitas, eles falam macio, tudo para seduzir as pessoas que estão nesses ambientes de baixa espiritualidade. Eles também usam Nomes pomposos, importantes e sedutores para mistificar. Vou deixar uma pergunta, vocês acham que os Espiritos de LUZ vão pedir despachos, cachaça, charutos, sacrificios de pobres animais inocentes??? O ser humano é um Espirito encarnado no mundo terra para evoluir e se melhorar moralmente, ser bom, honesto, correto, trabalhador, sem vicios, cultivar as Virtudes e os valores morais superiores, é seu DEVER, cumprindo com o seu dever moral ele consegue vencer e evoluir.Devemos nos afastar dos ambientes de baixo nivel moral, por que, nesses ambientes perambulam espiritos inferiores e pertubadores. O ser humano é composto de dois elementos Espirito e materia, o Espirito é a Força inteligente o ser pensante, a materia corporal não pensa e nem sente, portanto, se conhecer como Espirito encarnado com Deveres Morais para cumprir já é uma iniciação para as verdades superiores.

    ResponderExcluir
  9. O problema da Obsessão que é uma enfermidade psíquica, causada por espíritos inferiores, pertubadores e obsessores do plano astral ou mundo espiritual. Existe muitos espiritos maldosos e vingativos que procuram obsidiar os encarnados que são invigilantes com a sua Conduta Moral. A causa da Obsessão está nas imperfeições morais das pessoas, são os maus pensamentos, vícios, maus desejos, maus hábitos e atitudes negativas, que atraem pela Sintonia vibratória os espiritos obsessores do mundo espiritual, para afastar os maus espíritos, só existe um caminho Aprimoramento Moral e Mental, temos que procurar viver de uma forma correta, honesta e digna, com pensamentos elevados e nobres e praticar o bem e as Virtudes. O Bem repele o mal. Tudo depende da Sintonia Vibratoria dos pensamentos e sentimentos, atraímos bons ou maus espíritos, conforme, o padrão moral dos nossos pensamentos e sentimentos. Pela Lei das Atrações psiquicas, os semelhantes atraem os semelhantes, é por isso, que devemos praticar as Virtudes, ser bom, ser correto, ser honesto, ser trabalhador, ser cordial, ser solidário, ajudar os fracos e doentes, combater os vícios, combater os maus desejos, combater os maus hábitos, amar e respeitar os Animais, cultivar pensamentos elevados e puros, dessa forma a pessoa repele naturalmente os maus espíritos e atrai os Espíritos de Luz, o bem atraindo o bem. O vicio da bebida, do cigarro, da gula,do jogo e das drogas, são portas abertas para os maus espíritos, existe muitos espíritos desencarnados que ainda mantem esses vicios no plano astral, como eles não têm mais o corpo fisico para saciar tais vicios e desejos, eles procuram algum encarnado que tenha os mesmos vicios e desejos, eles se encostam no encarnado que está bebendo ou fumando e vão sugar os fluidos da nicotina ou do álcool, num processo chamado de Vampirismo psiquico, os viciados terrenos são Vampirizados por espíritos obsessores. É por isso, que devemos ter uma vida terrena pura, digna e correta, praticando o bem e as Virtudes, para podermos afastar os maus espiritos e os vampiros psiquicos do plano astral. O Mestre jesus chamou esses espíritos de espíritos imundos, devido as suas impurezas morais. Essas forças do mal podem provocar acidentes, brigas, crimes, eles conseguem intuir ou inspirar maus pensamentos na mente das pessoas, levando as pessoas a cometerem coisas erradas e nocivas. A causa da Obsessão está nas nossas imperfeições morais é por isso que devemos ter uma vida pautada por principios Morais elevados, não existe milagres e nem proteções divinas, a proteção espiritual quem faz é a propria pessoa, conforme seus Pensamentos e Conduta Moral. O uso de velas, amuletos, talismã, roupas brancas, imagens de santos, terços, são tudo baboseiras criadas pelo misticismo religioso, é no pensamento elevado e firme no Bem e na Conduta moral reta, que vamos afastar esses espíritos imundos, a escuridão não suporta a Luz. E nós somos filhos da Grande LUZ. Esse é um pequeno resumo sobre o problema da Obsessão.. Meus amigos vamos praticar sempre o Bem e as Virtudes esse é o caminho.

    ResponderExcluir