sexta-feira, 23 de abril de 2010

Kardec na Umbanda 1

Professor: Hippolyte Léon Denizard Rivail nasceu em 3 de outubro de 1804 em Lyon-França, e desencarnou em Paris no dia 31 de Março de 1869, nasceu em familia católica, teve formação pedagógica e acadêmica, estudando em Yverdon na Suiça, tendo sido um dos maiores discípulos do afamado Prof. Pestalozzi.


Publicou diversos livros de cunho pedagógico, chegando a gerar uma certa revolução na educação francesa. Quando voltou da Suiça, em sua residência passou a ministrar cursos gratuitos de química, física, anatomia, astronomia entre outros. Em 6 de Fevereiro de 1832 casou com a Srta Amélie Gabrielle Boudet.
Em 1854 Rivail ouviu falar do fenômeno das mesas girantes, bastante falado na época, em conversa com um grande amigo seu o Sr Fortier, não conteve mais a curiosidade e em 1855 teve seu primeiro contato com essas manifestações inteligentes das mesas girantes que, até então, só servia de passa tempo e divertimento para a sociedade francesa. Com o tempo, Rivail, passou a ver que realmente aquela manifestação era realmente inteligente, pois respondiam através de toques e pancadas perguntas de variados assuntos.

Começou a se dedicar a este assunto, ou seja a existência e manifestação dos Espíritos, teve contato com médiuns dos mais variados lugares, com a mais variada forma de comunicação: Psicografias, psicofonias, incorporações, sonambolismos, animismo e contra fatos não há argumentos, passou então a crer piamente no Mundo Espiritual.

Em 18 de Abril de 1857, raiou para o mundo O LIVRO DOS ESPIRÍTOS, com perguntas e respostas sobre muitos assuntos e temas.complexos e sem respostas até então, realmente a obra mais racional e espiritual já existente, que tirava o véu dos mistérios. O Professor Rivail, adotou o nome de Allan Kardec que segundo um mentor espiritual tinha sido ele mesmo em sua última encarnação, um druída da Gália. Adotando este pseudônimo Kardec evitaria de confundir suas obras pedagógicas com a Codificação da Doutrina Espírita, um ato de pura humildade. Kardec ainda com a ajuda dos Espíritos escreveu outros temas: O Livro dos Médiuns ou Guia dos Médiuns e dos Evocadores, em janeiro de 1861; O Evangelho segundo o Espiritismo, em abril de 1864; O Céu e o Inferno ou A Justiça Divina Segundo o Espiritismo, em agosto de 1865; A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo, em janeiro de 1868; O que é o Espiritismo (resumo sob a forma de perguntas e respostas), em 1859;O Espiritismo em sua expressão mais simples, em 1862; Viagem Espírita de 1862 Revista Espírita (periódico de estudos psicológicos), publicada mensalmente de 1 de janeiro de 1858 a 1869;Obras Póstumas, em 1890. O principiante espírita; O Pensamento A Obsessão (pela editora O Clarim).

Kardec ainda fundou a Sociedade de Estudos Espíritas Parisense, ajudou a formar inúmeros outros Centros Espiritas pela Europa. Resumindo foi ele o escolhido por Deus e pelos Espíritos, para trazer ao nosso planeta as grandes verdades espirituais antes sufocadas, escondidas e mascaradas pelas religiões predominantes. Kardec passou os anos finais da sua vida dedicado à divulgação do Espiritismo entre os diversos simpatizantes, e defendê-lo dos opositores. É dele a máxima FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO como também esta grande frase célebre: "Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei".

O Espiritismo no Brasil acredita-se que iniciou-se em 1840 com os cultores da Homeopatia com o médico francês Bento Mure e o potuguês João Vicente Martins. Em 1844 o Marques de Márica publicou um livro com os primeiros ensinos espiritas para o Brasil. Em 17/09/1865 —Salvador, Bahia — é instalado o "Grupo Familiar do Espiritismo", o primeiro Centro Espirita do Brasil. Depois disso o Espiritismo teve vários avanços a FEB (Federação Espirita do Brasil) em 1884, centros sendo abertos em todos os estados e grandes nomes foram surgindo políticos, empresários, comerciantes, marqueses e pessoas comuns, entre eles, o Dr. Bezerra de Menezes e mais recentemente o nosso amado Chico Xavier que muitos creem ser a reencarnação de Allan Kardec.

Pois bem já falamos um pouco de Kardec e o espiritismo no mundo e no Brasil agora vamos para o tema Kardec e a Umbanda .

Por David Veronezi

11 comentários:

  1. David, tendo o Espiritismo nascido em 1857, mais propriamente, é inverossímil a informação postada acima de que o Espiritismo tenha chegado ao Brasil em meados de 1840. Só para clareza da informação. O resto do texto está bacana.
    Entretanto, cabe uma pergunta: onde você colheu está informação?
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. A definição de Espiritismo, cunhada por Kardec, é a crença na existência dos Espiritos e sua comunicação e relação com eles. Está no LIVRO DOS ESPIRITOS (1857), logo no inicio, para diferenciar de Espiritualismo.
    Sendo assim todos Umbandistas são Espiritas, se seguirmos esta classificação de Kardec. Assim muitos de nós usamos o termo "Kardecismo" acertadamente para diferenciar a Umbanda da Doutrina Codificada por Kardec ,propriamente dita, e que muitos atribuem o ano de 1847 como seu nascimento por ter sido quando as primeiras manifestações das Irmãs Fox aconteceram.
    Enquanto o Kardecismo trabalha com o cerebro esquerdo fundamentalmente a Umbanda usa muito dos simbolismos e arquetipos e do nosso cérebro direito.
    Na Umbanda fazemos uso da forma mas não nos prendemos à forma : cada Terreiro tem sua particularidade, sua forma de trabalho, mas o fundamento é o mesmo.
    O Kardecismo ensina que não devemos nos prender à forma somente : é um elemento vazio. E pensamos exatamente o mesmo : o ponto riscado de um guia é mero rabisco sem sua assinatura energética por exemplo.
    Umbanda é Umbanda, Kardecismo é Kardecismo, formas e modos de trabalho com muito em comum.
    No estatuto da Tenda Nossa Senhora Aparecida, a primeira tende de Umbanda, vemos que todos devem estudar o Livro dos Mediuns, o Livro dos Espiritos e o Evangelho Segundo o Espiritismo, além do Espiritismo a Magia e as Sete Linhas de Umbanda.
    Considero leitura mandatória para qualquer um que creia nos espiritos e suas relações com o mundo material.

    Saravá e Motumbá a todos irmãos de Fé,
    Edu

    ResponderExcluir
  3. Eduardo, antes de mais nada, cumpre observar que a definição postada por você é um reducionismo.

    O Espiritismo não é 'a crença', mas, uma "ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, ele consiste nas relações que se podem estabelecer com os Espíritos; como filosofia, ele compreende todas as consequências morais que decorrem dessas relações" [1858].

    Kardec também afirma que não é por 'crer' nas manifestações que se torna espírita. Mas por ajustar a própria conduta aos seus postulados, compreendendo a amplitude de suas pesquisas.

    Compreensão esta que demonstra o equívoco de se cunhar um 'kardecismo' que atribui um valor à Kardec que ele mesmo afirmava não existir. Ele nada criou para ter algo com o seu nome.

    Daí que, manifestações à parte, o Espiritismo não poderia existir antes do lançamento de O Livro dos Espíritos em 1857. Pois só a partir daí podemos, efetivamente falar de Espiritismo e não, Espiritualismo.

    Dito isto, não afirmo nada da Umbanda, pois respeito bastante todo aquele que aspira ao bem, independente por quais caminhos deseje trilhar. Entretanto, a clareza no ensino é obrigação de todo aquele que deseja passar uma informação.

    Desconheço esta comparação dada por você com relação aos hemisférios cerebrais e o Espiritismo e a Umbanda. Para mim, ela carece de alguma lógica. Mas, longe de mim repudiar tal explicação.

    Alegro-me em saber que a Codificação é respeitada por você e seu templo, e considero que a capacidade de dialogar com toda e qualquer doutrina, respeitando-lhes seus limites é uma das mais belas demonstração de verdadeira compreensão da própria religião/seita/doutrina.

    Mas, ainda resta a dúvida: onde foi colhida esta informação?

    Assim, abraços e fica na paz.

    ResponderExcluir
  4. Caro Anderson,quando escrevi que em 1840 foi públicado um livro espírita,o que na verdade queria dizer é que este livro escrito pelo Marques de Márica continha "idéias espíritas"e os médicos homeopatas aplicavam coisas muito parecidas com o espiritismo,ou seja foi como se fosse uma precurssão da doutrina no Brasil.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Eduardo um belo texto e esplêndido comentario muito axé pra você meu irmão.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado David pela resposta.

    Escrevi, não para criar um torneio de palavras entre nós, mas, para que possamos compreender o quanto é importante passarmos a informação o mais correta possível. Kardec não negou as 'ideias' espíritas desde a antiguidade, entretanto, conforme ele repetiu em diversas ocasiões o Espiritismo só 'nasceu' de fato a partir de 1857. Antes disso sómente existiam 'fatos' espíritas. Ou melhor, espirituais.

    O magnetismo abriu as portas para o desenvolvimento do Espiritismo, ao tentar explicar cientificamente como ocorrem as trocas fluidicas entre as pessoas, como as entendemos hoje, mas, nem por isso podemos dizer que todo magnetizador seja espírita. São coisas diferentes.

    Não me interprete mal, mas devemos ser cirúrgicos ao abordar um tema, ou, ao menos, o mais possível.
    E fico aqui imaginando que, ao questionar este fato não pareço ser bem vindo, pois desejei paz e um forte abraço e nada de retorno recebi. Não que esteja pedindo, mas, será que a reciprocidade não seria uma forma educada valorizar o respeito pela diferença nas opiniões?

    Agradeço a atenção e peço desculpas se fui inoportuno. Mas, da mesma forma que cobro fidelidade à informação correta quando veem me falar de qualquer seita/doutrina/religião, me sinto no dever de pedir o mesmo para o Espiritismo já tão combatido e deturpado pelos detratores.

    Sem mais, que a paz seja convosco!

    ResponderExcluir
  7. O Anderson venho realmente lhe pedir desculpas pela minha falta de percebimento em não lhe tratar de maneira mais educada. Quero que saiba,que foi apenas descuido meu,e não algo feito por maldade.A minha intenção em nenhum momento foi deturpar a Doutrina Espirita,pelo contrario.Todas as semanas estou na Federação ouvindo as palestras e recebendo um passe magnético,amo Kardec e amo Doutrina.Espero q continue postando neste blog,pois vc é muito bem vindo sim meu irmão,para nos trazer mais e mais ajuda,preciso de vc para aprender mais e mais.Espero q em relação as dúvidas de outrora(1840 e os Médicos homeopatas)tenham sido esclarecidas,e confesso minha falha por faltar com mais detalhes,ou prescisão.Um forte abraço,luz e axé p vc e familia.Ore por mim e eu oro por vc...

    ResponderExcluir
  8. David, nem se preocupe. Como falei, minha intenção era a de ajudar a esclarecer e não criar polêmicas. Mas, achei de bom alvitre fazer a pergunta.
    A questão da informação em si, está esclarecido como foi de fato.
    Assim, desejo a todos que visitam este blog, a você, ao Eduardo muita paz, muita luz e bons estudos.
    Convite: se quiser, dá uma visita no meu blog: http://analisesespiritas.blogspot.com/ e deixa comentários sobre os textos.
    Que a paz seja convosco irmão.

    ResponderExcluir
  9. Grato Anderson que o Criador continue lhe agraciando hj e sempre...

    ResponderExcluir
  10. Anderson,

    desculpe a demora na resposta, o trabalho me afastou um pouco da net.
    Não é minha intenção dizer que o que o movimento espirita entende por espiritismo seja o mesmo que a Umbanda ou outras religiões. São movimentos distintos com práticas distintas certamente mas na visão de Kardec se encaixa perfeitamente no conceito de Espiritismo criado por ele.
    Vemos no L.E. :
    1- Todas as religiões tem em comum o espiritualismo, que é o oposto do materialismo, a crença em algo mais que a matéria somente.

    2- O Espiritismo ( ou Espirita no caso de quem segue o Espiritismo ) tem como características :
    a) a crença nos espiritos
    b) a comunicação com os mesmos
    c) a relação do mundo material com os espiritos ou com o mundo invisivel.

    Isso mais a prática dos preceitos morais como a máxima "fora da caridade não há salvação" existe nos fundamentos Umbandistas.

    Vamos um pouco mais além para entender a mente de Kardec, que considero privilegiada , desta vez do L.M.:
    "
    " Se, daí, projetarmos o olhar sobre as diversas categorias de crentes, depararemos primeiro com os que são espíritas sem o saberem.
    Propriamente falando, estes constituem uma variedade, ou um matiz da classe precedente.
    Sem jamais terem ouvido tratar da Doutrina Espírita, possuem o sentimento inato dos grandes princípios que dela decorrem e esse sentimento se reflete em algumas passagens de seus escritos e de seus discursos, a ponto de suporem, os que os ouvem, que eles são completamente iniciados."

    Do mesmo Kardec temos :
    "O Espiritismo repousa sobre a possibilidade de se comunicar com o mundo invisível, quer dizer, com as almas; ora, como os judeus, os protestantes, os muçulmanos têm alma como nós, disso resulta que podem se comunicar com elas tão bem quanto conosco, e que, por conseguinte, podem ser Espíritas como nós."

    Sendo assim todos nós somos Espiritas na concepção de Kardec. A diferença está em como praticamos para alcançar o mesmo objetivo.
    É comum que muitos irmãos espiritas não entendam este pensamento, justamente por considerarem espirta quem "segue" a doutrina codificada por Kardec. E daí o termo "Kardecismo".

    Com relação ao cérebro direito e esquerdo, é uma constatação e uma metáfora : o ME tende a ser extremamente racional e "cientifico" que são caracteristicos do lado esquerdo enquanto que a Umbanda trabalha com as emoções, intuição, sentimentos, simbolismos que são característicos do lado direito. Mas evidente que existe sobreposição.

    Saravá irmão,
    Edu

    ResponderExcluir
  11. David e Manu,

    que os Orixás esteja sempre iluminando vocês, parabéns pela iniciativa.

    Edu

    ResponderExcluir