quinta-feira, 22 de abril de 2010

Intolerância Religiosa

Infelizmente mesmo estando em pleno século XXI temos que conviver com pessoas cheias de preconceito religioso. Nós, umbandistas, sofremos isso na pele diariamente.
A Umbanda é a religião mais desprovida de qualquer tipo de preconceito, mas é uma das que mais sofre com isso. Um tanto quanto incoerente, não?
Pois é, eu que sempre pensei que nunca me encontraria em religião alguma, descobri a Umbanda. Toda aquela simplicidade, alegria e a verdadeira prática da Caridade me conquistaram e hoje apesar do preconceito tenho muito orgulho em dizer: Sim, eu sou Umbandista.
Cheguei a sofrer preconceito dentro da minha casa, por parte dos meus pais, penso que eles tem até vergonha de dizer que a filha é Umbandista, a minha reação para tal é o amor crescente a eles e a minha religião querida a Umbanda Sagrada.
Lembro-me emocionada a primeira conversa com um Guia, a primeira entrada em um Terreiro foi o suficiente para que eu ficasse completamente fascinada, e hoje, o amor e o respeito pela Umbanda Sagrada aumentam a cada dia.
Durante essa conversa um detalhe chamou muito a minha atenção, em nenhum momento o Guia me disse para que eu "virasse" Umbandista, ele apenas dizia que era importante que eu encontrasse uma religião, qualquer que fosse, para que assim resgatasse a fé em Deus e pudesse melhorar meu contato consciente com esse Deus que estava sempre ao meu lado. Dizia que todas as religiões são importantes e todas tem o mesmo intuíto que é buscar Deus e nos deixar mais próximo Dele.
Isso me deixou um tanto quanto "intrigada", pois até então, em toda religião que eu conhecia era dito que eu precisava voltar, que aquele era o verdadeiro caminho para Deus, entre outras coisas.
Isso me leva ao seguinte questionamento.
Porque uma religião que só prega o bem e a prática da Caridade acima de todas as coisas sofre tanto preconceito?
Porque uma religião que aceita e respeita todas as religiões sofre tanto preconceito por parte delas?
Chego a seguinte conclusão:
Preconceito nada mais é do que um conceito pré-estabelecido de algo que não se conhece. Então entendo um pouco melhor, pois tenho certeza, de que se as pessoas conhecessem a verdadeira Umbanda no mínimo a respeitariam e provavelvemente a maioria se tornaria Umbandista de corpo, alma e coração. A Umbanda é fascinante e apaixonante, mas só descobrimos isso quando nos damos a oportunidade de conhece-la.
Então não julguem sem antes conhecer ou  mesmo pesquisar.
Não julgue para não ser julgado.

Axé a todos.

Manuela Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário