segunda-feira, 1 de outubro de 2012

AS SETE LÁGRIMAS DE UM PRETO VELHO

"Num cantinho de um terreiro, sentado num banquinho, pitando o seu cachimbo, um triste Preto Velho chorava. De seus olhos molhados, lágrimas lhe desciam pela face e não sei por que as contei. Foram sete. Na incontida vontade de saber, aproximei-me e o interroguei. - Fala meu Preto Velho, diz a este teu filho, por que externa assim, esta tão visível dor? - Está vendo, filho, estas pessoas que entram e saem do terreiro? As lágrimas que você contou, estão distribuídas a cada uma delas. - A primeira lágrima foi dada aos indiferentes, que aqui vem em busca de distração. Que saem ironizando e criticando, por aquilo que suas mentes ofuscadas não puderam compreender. - A segunda, a esses eternos duvidosos que acreditam, desacreditando. Sempre na expectativa de um milagre, que os façam alcançar aquilo que seus próprios merecimentos lhes negam. - A terceira, aos maus. A aqueles que procuram a Umbanda em busca de vinganças, desejando prejudicar a um seu semelhante. - A quarta, aos frios, aos calculistas. Aos que, ao saberem da existência de uma força espiritual, procuram beneficiar-se dela, a qualquer preço, mas não conhecem a palavra gratidão e nem a Caridade. - A quinta lágrima, vê como chega suave? Ela tem o riso, do elogio e da flor dos lábios. Mas se olhares bem, no seu semblante, verá escrito: 'Creio na Umbanda. Creio nos teus Caboclos, nos teus Velhos, e no teu Zambi, mas somente se vencerem no meu caso ou me curarem disso ou daquilo'. - A sexta, eu dei aos fúteis que vão de Terreiro em Terreiro, sem acreditar em nada, buscando aconchegos e conchavos. Mas em seus olhos revelam um interesse diferente. - A sétima, filho, notas como foi grande? Notou como deslizou pesada? Foi a última lágrima. Aquela que vive nos Olhos de todos os Orixás e de todas as entidades. Fiz doação desta aos Médiuns. Aos que só aparecem no Terreiro em dia de festa. Aos que se esquece de suas obrigações. Aos que esquecem que existem tantos irmãos precisando de caridade, tantas 'crianças' precisando de amparo. Da mesma caridade e do mesmo apoio que eles próprios, um dia aqui vieram buscar. Assim, filho meu, foi para esses todos que vistes cair, uma a uma, AS SETE LÁGRIMAS DE UM PRETO VELHO.

15 comentários:

  1. isso é para quem não sabe ser humilde

    ResponderExcluir
  2. Fora da caridade não há salvação!!!

    ResponderExcluir
  3. Ass cara muito loko isso lindo

    ResponderExcluir
  4. Muito bonito, gostaria mt q todos entendessem a fundo.

    ResponderExcluir
  5. Lindas e sabias palavras ...mais só entenderá aquele q crê e q tem humildade !!! Assim seja .

    ResponderExcluir
  6. Meu preto velho pediu me que lesse e entendesse ,fiquei tão emocionada que chorei!

    ResponderExcluir
  7. Quando lemos ou assistimos algo com o coração aberto sim choramos e choramos por nós e pelos nossos irmãos de pouca fé

    ResponderExcluir
  8. onde eu posso encontrar o esse livro AS SETE LAGRIMAS DE UM PRETO VELHO

    ResponderExcluir
  9. So os sabios e os que tem fe nos PRETO VELHO,tem a capacidade de entender o que essa historia quer realmente ser dita...
    Tenha fe em Zambi e nos Orixas,e humildade dentro do coraçao,e seja feliz

    ResponderExcluir
  10. Ao bem da verdade acho eu que setenta vezes sete seriam as lagrimas dos nossos pretos velhos

    ResponderExcluir
  11. Demais. Tudo haver com a realidade dos encarnados para nossos queridos pretos velhos....que na verdade...sao muito mais que um velho ou escravo....sua luz é tão grande que a humildade lhes permitem serem chamados de pretos velhos...mas vai muito mais alem disso.
    Cemmva.

    ResponderExcluir
  12. Demais. Tudo haver com a realidade dos encarnados para nossos queridos pretos velhos....que na verdade...sao muito mais que um velho ou escravo....sua luz é tão grande que a humildade lhes permitem serem chamados de pretos velhos...mas vai muito mais alem disso.
    Cemmva.

    ResponderExcluir
  13. As 7 Lágrimas de um Preto Velho - Autor: W.W.Matta e Silva - Livro Umbanda de Todos Nós

    ResponderExcluir