quinta-feira, 29 de março de 2012

Os Erês: Crianças Espirituais da Umbanda.



As Crianças na Umbanda são espíritos que já estiveram encarnados na terra e que optaram por continuar sua evolução espiritual através da prática de caridade, incorporando em médiuns da Umbanda. Na sua maioria, foram espíritos que desencarnaram com pouca idade (terrena), por isso trazem características de sua última encarnação, como o trejeito e a fala de criança, o gosto por brinquedos e doces. Assim como todos os servidores dos Orixás, elas também tem funções bem específicas, e a principal delas é a de mensageiro dos Orixás. E a prática natural da caridade.

As Crianças da Umbanda tem os nomes relacionados normalmente a nomes comums tais como: Luizinho, Teresinha, Clarinha Joaninha, Cosme, Mariazinha, Zezinho, Damião, Pedrinho, Doum, Tupãzinho, Crispim, Luluzinha, Chiquinho, Crispiniano, Aninha, Juquinha.Com Criança tudo pode acontecer. Quando incorporadas num médium, gostam de brincar, correr e fazer brincadeiras (arte) como qualquer criança.
 É necessária muita concentração do médium (consciente), para não deixar que estas brincadeiras atrapalhem na mensagem a ser transmitida. Os “meninos” são em sua maioria mais bagunceiros, enquanto que as “meninas” são mais quietas e calminhas. Alguns deles incorporam pulando e gritando, outros descem chorando, outros estão sempre com fome, etc…

A Falange das Crianças é uma das poucas falanges que consegue dominar a magia. Embora as crianças brinquem, dancem e cantem, exigem respeito para o seu trabalho, pois atrás dessa vibração infantil, se escondem espíritos de extraordinários conhecimentos. Imaginem uma criança com menos de sete anos possuir a experiência e a vivência de um homem velho. A entidade conhecida na umbanda por “Erê “ é assim. Faz tipo de criança, pedindo como material de trabalho chupetas, bonecas, bolinhas de gude, doces, balas e o refrigerante ( a famosa água de bolinhas ) e trata a todos por Tio e Vô. OsErês são, via de regra, responsáveis pela limpeza espiritual do terreiro.

16 comentários:

  1. Eu queria saber se o erê pode incorporar qualquer hora, em qualquer lugar quando o médium quiser?

    ResponderExcluir
  2. Sabe me dizer a história da erê Luluzinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem goataria de saber sonhei com ela

      Excluir
    2. Existe uma falange de crianças que leva esse nome, cada uma tem a sua história, eu tenho uma Luluzinha em minha corrente, "minha" erê amada, ela é muito agitada, Alegre e carinhosa. Salve a falange das Luluzinhas

      Excluir
    3. Tbm tenho uma Luluzinha, ela é meiga, falante e gosta muito de doces e água de bolinha!!!

      Excluir
    4. Eu gostaria de saber quais os fundamento da luluzinha

      Excluir
    5. Também tenho a minha doce Luluzinha

      Excluir
    6. eu tenho a Luluzinha também

      Excluir
    7. Também tenho uma Luluzinha ela muito meiga

      Excluir
    8. Eu tbm tenho é muito boazinha

      Excluir
  3. Eu gostaria de saber mais sob a até terezinha.

    ResponderExcluir
  4. Como faço p saber o nome do meu ere menino

    ResponderExcluir
  5. Alguém conhece a história da erê Terezinha!Se souberem por favor me informem!!

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de conhecer a lenda do Tupãzinho

    ResponderExcluir