terça-feira, 4 de maio de 2010

Doutrina Umbandista

Fácil é ser Umbandista dentro do terreiro, mas o difícil é sermos Umbandistas o tempo inteiro.


Praticar a caridade, o amor com o próximo quando estamos na gira é muito bom e relativamente fácil, mas a doutrina Umbandista é para ser levada a todo o momento e praticada em todas as áreas de nossas vidas.

Lembrando que para se praticar a caridade não é necessário a "incorporação", não só podemos como devemos ajudar aos outros com as nossas ferramentas básicas, como: uma conversa, um gesto e até mesmo um abraço. Essas são formas simples, mas extremamente eficazes de ajuda.

Temos que mostrar, principalmente fora do terreiro, que somos caridosos, amorosos e pregamos a paz. Essa admirável doutrina implica em melhoramento moral e reforma íntima. A Umbanda nos mostra que temos que dar para poder receber, ajudar sem esperar nada em troca e sim pelo puro prazer da prática da caridade.

De que adianta sermos ótimos mediuns e ajudarmos os outros nos dias de gira se no nosso dia à dia não respeitarmos nossos semelhantes, não os tratarmos com amor e não ajudarmos aqueles que estão mais próximos de nós e necessitando dessa ajuda?

Temos que absorver essa doutrina para o nosso cotidiano, isso sim é ser o verdadeiro Umbandista.

Temos que parar de justificar nossos erros - errar é humano - sim, errar é de fato humano, mas temos que aprender a valorizar nossos acertos e buscar uma melhora de conduta sempre.

Devemos eliminar de nossos corações sentimentos como: inveja, raiva, angústia, enfim todos eles só nos trazem dor e sofrimento e tendem a nos deixar pra baixo.

Temos que nos policiar quando sentimos algo do tipo ou quando destratamos alguém e é nessa hora que vale lembrar: Eu sou Umbandista e não é esse tipo de comportamento que a minha religião ensina.

Devemos ter respeito e orgulho de nossa religião, pois é através dela que descobrimos que o real valor da vida está em sermos bons com os outros e com nós mesmos.

Esse é apenas um desabafo de quem vem tentando aplicar a doutrina Umbandista em seu dia à dia, na certeza de que com isso a vida só tende a melhorar.


Muito axé a todos.

Manuela Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário