Existem
quatro princípios espirituais sublimes que norteiam a religião de Umbanda,
conforme foi passado aos filhos pelo Mestre de luz da Lei de Umbanda Pai
Francisco de Aruanda.
Princípios
estes que foram esquecidos por muitas tendas e filhos de fé infelizmente.
Por assim
ser queremos colocá-los a disposição de todos, para que os analisem e tirem
suas próprias conclusões se estes princípios são ou não sublimes e de real
necessidade de pratica consistente no seio de nossa Umbanda.
Nunca antes
estes princípios foram enumerados e explicados de forma profunda e minuciosa,
embora tal sistematização nunca tenha ocorrido, os Quatros Princípios Sublimes sempre
estiveram gravados na mente e no coração dos verdadeiros filhos de fé de
Umbanda e servidores da caridade.
Não foram
inventados por nenhuma mente humana vaidosa, não é uma nova doutrina querendo
ser inserida na doutrina umbandista, é simplesmente uma codificação de princípios
que já existem desde a anunciação da Umbanda em 1908, foi o próprio Mestre de
luz da lei de Umbanda Regente da Sétima Linha o Sr Caboclo das Sete
Encruzilhadas que trouxe estes princípios, como verdadeiros mandamentos
luminosos.
Nas
primeiras manifestações do Mestre Caboclo das Sete Encruzilhadas, através de
seu médium Pai Zélio de Moraes, ele já tinha, junto com a Umbanda anunciado
tais verdades espirituais.
Só cabe a
nós hoje de forma cuidadosa através da inspiração de nossos mentores e mestres expor
e pregar os quatro princípios espirituais sublimes de Umbanda que são estes:
1º : A
Umbanda deve estar baseada no evangelho de Jesus.
2º: A
Umbanda é a manifestação do espírito para caridade.
3º: A todos os espíritos é
dada a oportunidade de comunicação, com os mais evoluídos aprenderemos, e aos
menos evoluídos ensinaremos.
4º: A
Umbanda veio para harmonizar as famílias e curar os doentes.
Deixaremos
claro que todos estes princípios e verdades espirituais estão baseados nas
mensagens do próprio anunciador celeste da Umbanda o Sr Caboclo das Sete
Encruzilhadas, mensagens estas proferidas desde a sua primeira manifestação
quando oficializou a nova religião até a última manifestação que temos
conhecimento por intermédio de registros históricos.
PRIMEIRO
PRINCIPIO SUBLIME
A Umbanda
deve estar baseada no evangelho de Jesus.
O Caboclo
das Sete Encruzilhadas disse que o novo culto teria por base o evangelho de
Jesus, deixando claro a origem cristã da Umbanda, que é fácil notar por vários pontos
como por, exemplo; o próprio Mestre ter sido em uma de suas encarnações o Padre
Gabriel de Malagrida, padre vidente que foi morto na fogueira com acusações de
bruxaria, o nome que carrega a primeira Tenda de Umbanda do mundo ‘’Tenda
Espírita Nossa Senhora da Piedade, e diversas outras provas da origem cristã da
Umbanda.
Sabemos também que o Mestre-Mor Jesus é o governante
espiritual do planeta Terra, e influenciador das religiões do Ocidente, quando
o Mestre das Sete Encruzilhadas disse que a Umbanda estaria embasada no
evangelho de Jesus, estava instituindo o
culto ao Cristo dentro da religião, e deixando claro que Jesus é o articulador
e pontífice da Umbanda.
Não há como
refutar que Jesus é o mestre dos mestres, irmão e amigo maior, o médium maior,
o principal regente espiritual da Umbanda.
Assim sendo
seu evangelho que foi escrito pelas mãos de seus discípulos, registrando seus
feitos, suas obras, doutrina e personalidade é a principal escritura sagrada da
Umbanda.
Os
umbandistas devem estudar os evangelhos e procurar aplicar em seus terreiros e
vida pessoal os ensinos ali contidos.
É no
evangelho de Jesus que se baseia e se norteia a umbanda, se tratando de
escritos e teoria de cunho espírito-moral.
Agora vem a
pergunta, ‘’são apenas os livros de Mateus, Lucas, Marcos e João o evangelho de
Jesus?
Respondemos
inspirados por Mestres de luz da Lei de Umbanda que não.
A todo um
contexto histórico, envolvendo os primeiros anos de cristianismo, Constantino, concílios,
que nos dão provas irrefutáveis que diversos textos e livros sagrados também
devidamente inspirados pela espiritualidade foram queimados e negados pelos
controladores políticos religiosos, afim, de manipular com tranqüilidade as consciências
de outrora.
Diversos
livros que compunham o evangelho de Jesus se perderam, outros que foram
indevidamente tomados por apócrifos estão hoje á disposição e os Mestres de Luz
atestam suas veracidades, e pedem que os estudemos para incluí-los sem medo as Boas Novas do mestre
Jesus.
Para melhor
compreensão do tema (Evangelhos Apócrifos) sugiro a pesquisa no site: http://www.autoresespiritasclassicos.com.
Alem dos
evangelhos apócrifos, que na verdade é uma lista grandiosa de registros,
manuscritos e textos, há também o Evangelho Segundo o Espiritismo, que não
deixa de ser parte do evangelho de Jesus, tal livro foi inspirado por diversos espíritos
de luz e grandes Mestres do astral, retirando o véu das alegorias existentes em
varias citações do Cristo e deixando para nós, explicativas racionais e
verdadeiras sobre varias passagens dos evangelhos, até então incompreensíveis e
contraditórias.
Todo
ensinamento moral do evangelho está bem explicito no livro codificado pelo
Mestre de luz regente da linha verde de Umbanda Allan Kardec.
Temos também
a interpretação do evangelho de Jesus feita pelos mestres de luz e guias
espirituais da Umbanda, em especial nossos amados Caboclos e Pretos
Velhos, embora não estão em nenhum
livro, é através de suas consultas e mensagens nos terreiros que realizam esta
interpretação humilde do evangelho de Jesus Cristo.
Assim sendo
a umbanda esta baseada no evangelho de Jesus destas maneiras:
1ª: Através
dos Evangelhos tradicionais de Mateus, Lucas, Marcos e João.
2ª: Através
dos evangelhos apócrifos (dignos de pesquisa e estudo).
3ª Através
do Evangelho Segundo o Espiritismo (Codificado pelo MLRSL Allan Kardec).
4ª Através
da interpretação oral dos Mestres de luz e guias espirituais da Lei de Umbanda.
Iremos expor
agora alguns dos muitos ensinamentos divinos do evangelho de Jesus que devem
orientar e reger tanto as tendas como os filhos de Umbanda:
Assim brilhe a vossa luz diante dos
homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem ao vosso Pai que
está no Céu.
|
||
Reconcilia-te com o teu adversário
enquanto estás com ele a caminho, para que te não entregue ao juiz e este te
mande à prisão, de onde não sairás enquanto não tiveres pago o último ceitil.
|
||
Ao que te bater numa face, oferece também a outra; e ao que te
arrancar o manto, não recuses a túnica.
|
||
Dá a quem te pedir; e a quem tomar o que tens, não tornes a pedir.
|
||
Amai a vossos inimigos e orai pelos
que vos perseguem e maltratam, para serdes filhos do vosso Pai Celestial.
|
||
Não deis vossa esmola para serdes vistos pelos homens, porque assim
não tereis recompensa de vosso Pai Celestial.
|
||
Quando derdes esmola, não saiba a vossa mão esquerda o que faz a
direita; para que a vossa esmola fique em segredo; e vosso Pai, que vê o que
se passa em segredo, publicamente vos recompensará.
|
||
Quando orardes, entrai no vosso quarto e, fechada a porta, falai com
vosso Pai.
|
||
E orando, não useis de vãs repetições, pois o vosso Pai sabe o que vos
é necessário, antes que o peçais.
|
||
Se perdoardes aos homens suas ofensas, também o Pai Celestial vos
perdoará vossas ofensas; mas se não perdoardes aos homens suas ofensas,
tampouco o vosso Pai perdoará vossas ofensas.
|
||
Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem
podem corroê-los e os ladrões roubá-los, mas ajuntai para vós tesouros no
Ceú; porque onde estiver vosso tesouro, aí estará também vosso coração.
|
||
Não andeis inquietos quanto à vossa vida, do que havereis de comer, ou
de beber, ou vestir, pois vosso Pai Celestial sabe que necessitais de todas
essas coisas.
|
||
Não vos inquieteis pelo dia de amanhã, pois, o dia de amanhã cuidará
de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
|
||
Não julgueis, para não serdes julgados, pois, com o juízo com que
julgardes sereis julgados; e com a medida com que medirdes, também vos
medirão a vós.
|
||
Pedi e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei e abriser-vos-á; pois o
que pede recebe; o que busca acha; e o que bate, se abre.
|
||
Tudo o que quiserdes que os homens vos façam, isso mesmo fazei vós a
eles; porque esta é a lei e os profetas.
|
||
Vinde a mim, todos os que vos achais cansados e oprimidos, e eu vos
aliviarei.
|
||
Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde
de coração; e achareis descanso para vossas almas, porque o meu jugo é suave,
e o meu fardo é leve.
|
||
De toda palavra ociosa que os homens disserem, hão de prestar contas
no dia do juízo; porque por tuas palavras serás justificado e por tuas
palavras serás condenado.
|
||
O que aproveitaria ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua
alma? Que daria um homem em troca de sua alma ?
|
Quando orardes, se tiverdes alguma coisa contra alguém, perdoai, para
que também vosso Pai Celestial vos perdoe; pois se não perdoardes, também
vosso Pai não vos perdoará.
|
Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso.
|
O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau,
do mau tesouro do seu coração tira o mal; porque a boca fala do que o coração
está cheio.
|
Vede, pois, como ouvis; porque a quem tiver, lhe será dado; e a quem
não tiver, até o que julga ter lhe será tirado.
|
Vê, pois, que a luz que há em ti não sejam trevas.
|
Guardai-vos da avareza, pois, a vida de um homem não consiste na
abundância dos bens que possui.
|
Vendei o que tendes e dai esmolas, e fareis para vós um tesouro, aí
estará também o vosso coração.
|
A quem muito for dado, muito será pedido; e a quem muito se confiou,
muito se pedirá.
|
Por que não julgais também, por vós mesmos o que é justo ?
|
Aquele que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.
|
Digo-vos que haverá maior alegria no Céu por uma pecador que se
arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de
arrependimento.
|
Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito; e quem é injusto no
pouco, também é injusto no muito.
|
O reino de Deus não vem com aparência exterior, porquanto o reino de
Deus está dentro de vós.
|
O maior entre vós seja como o menor; e quem governa seja como quem
serve.
|
Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.
|
Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas
terá a luz da vida.
|
Se permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus
discípulos.
|
Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
|
Andai, enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois,
quem anda nas trevas não sabe para onde vai.
|
Se alguém ouvir minhas palavras e não crer, eu não o julgo, pois, não
vim para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.
|
Quem me rejeitar, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado
essa o julgará no último dia.
|
Porque eu vos dei o exemplo, para que como eu vos fiz assim façais vós
também.
|
Um novo mandamento vou dou: que vos ameis uns aos outros, assim como
eu vos amei.
|
Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.
|
Se estiverdes em mim, e minhas palavras estiverem em vós, pedireis
tudo o que quiserdes e vos será feito.
|
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no amor.
|
Se sabeis estas coisa, bem-aventurados sereis se as praticardes.
|
Pois bem
estes são alguns dos ensinamentos de Jesus, dignos de pratica e propagação. É pela
riqueza destes ensinamentos que temos a certeza dá real necessidade da Umbanda
e seus filhos continuarem embasados no evangelho do Mestre-Mor Jesus, como
ordenou o anunciador celestial da religião de Umbanda o MLRSL Caboclo das Sete
Encruzilhadas.
SEGUNDO
PRINCIPIO SUBLIME
A Umbanda é
a manifestação do Espírito para caridade.
Foi esta
frase que o MLRSL Caboclo das Sete Encruzilhadas, usou para denominar a Umbanda
em 1908.
Por este
principio podemos discorrer sobre vários
aspectos do culto umbandista, rituais, sacramentos, fundamentos como também na
conduta dos médiuns e sacerdotes.
A palavra
caridade pode ser definida como o mais puro amor (ágape), tendo diversos
significados de origem no latim caritas (amor), e ou carus (caro, de alto
valor, digno de apreço, de amor).
Como espíritas
umbandistas, sabemos que caridade ultrapassa o simples fato de dar esmolas,
temos ciência do ensinamento sobre caridade realizado pelos espíritos superiores
através do MLRSL Allan Kardec, sobre caridade moral e caridade material (O Evangelho Segundo o Espiritismo", de Allan
Kardec, Capítulo XIII - itens 9 e 10 (Mensagens recebidas pelos espíritos: Irmã
Rosália (Paris, 1860) e Um Espírito Protetor (Lião, 1860)
Há saber
destas verdades sobre caridade, basta entender sobre a ‘’manifestação do espírito
para caridade’’, o que o Mestre Caboclo das Sete Encruzilhadas queria dizer
sobre isso? Só os desencarnados se manifestariam para tal pratica?
A verdade é
que todos nós somos espíritos, encarnados ou não, por este motivo este Segundo
principio se aplica a todos, sem distinção tanto aos guias espirituais de
umbanda, quanto a nós seus médiuns.
A nossa
manifestação para caridade, nosso desapego material, nosso esforço genuíno de
ajudar moral-materialmente nosso próximo, nossa atitude de perdão aos nossos
inimigos.
A
manifestação dos Mestres de luz e guias espirituais da lei de Umbanda para
caridade, seus trabalhos de desobsessão, de cura, de abertura de caminhos, seus
conselhos e orientações, seus passes energéticos.
A
manifestação de caridade dos sacerdotes umbandistas, para com seus filhos e
consulentes, a negação de si mesmo para a obra divina, o desinteresse no seu sacerdócio.
Enfim todos
aplicando juntos este principio, manifestando de todas as formas e em todas as
direções a caridade.
Dentro deste
segundo principio sublime de umbanda, ainda cabe a máxima de ‘’Dar de graça o
que recebeu de graça’’, ou seja nada se cobra na Umbanda, nunca, jamais e em
nenhuma hipótese.
Todos os
trabalhos e consultas são realizados gratuitamente.
Qualquer
terreiro que cobre seja quanto for ou pelo que for, não esta dentro deste
segundo principio e não pode requerer para si o titulo de tenda ou cabana de
umbanda, pois UMBANDA é de graça, não envolve cobranças, na umbanda há
desapego, desinteresse, renuncia...
O que mais
quebraria ou iria contra este principio ‘’ A Umbanda é a manifestação do espírito
para caridade’’?
·
Sacrifício
animal é uma pratica que fere o senso de caridade.
·
Trabalhos
de amarração, magia negra ou de vinganças.
·
Cobrança
financeira pelos trabalhos de Umbanda.
·
Ostentação
desnecessária dentro das tendas ou cabanas umbandistas.
·
Assédio
sexual ou financeiro dentro dos terreiros.
·
Misticismo
e animismo nas incorporações.
·
Mau
uso dos recursos dos terreiros.
·
Acepção
de pessoas e intolerância religiosa, racial e sexual.
E diversas outras coisas que facilmente são identificadas através de
nossa consciência e da orientação dos Mestres de luz e guias espirituais da lei
de umbanda.
Já as maneiras de praticar e aplicar este principio sublime também são
facilmente identificados, vamos a alguns:
·
Atendimento
fraterno a todos sem distinção.
·
Realização
de obras assistenciais de cunho material ( distribuição de alimentos, roupas,
brinquedos...).
·
Visitas
a asilos, orfanatos e prisões.
E diversas outras ações que visam o
auxilio no sentido mais puro da pratica da caridade.
TERCEIRO
PRINCIPIO SUBLIME
A
todos os espíritos é dada a oportunidade de comunicação, com os mais evoluídos
aprenderemos, e aos menos evoluídos ensinaremos.
Por conta do
preconceito existente no próprio meio espírita da época, no sentido de
manifestação de espíritos é que surgiu a Umbanda, isto é facilmente
identificado quando se consulta a historia da umbanda.
Apenas espíritos
que em suas existências corpóreas tivessem sido homens e mulheres de posição
social e intelectual, tidos como importantes eram bem vindos nas mesas espíritas
para realizarem suas comunicações, negros escravos e índios nativos eram vistos
como atrasados e incapazes de trazer uma mensagem coerente e de crescimento filosófico
e religioso.
O que na
verdade não passava de puro preconceito e má interpretação do evangelho de
Jesus, quando o Mestre-Mor disse que o Pai tinha ocultado estas coisas
(verdades espirituais) aos sábios e entendidos e revelado aos simples e
humildes.
Sendo assim
era instituída a Umbanda donde espíritos de negros escravos e índios nativos,
teriam livre acesso para se comunicarem e praticarem a caridade espiritual,
provando que na verdade também eram espíritos de grande grau de evolução tanto
espiritual, moral e filosófica.
Hoje sabemos
que os Mestres de luz e guias espirituais da lei de Umbanda, são iniciados nos
mais variados mistérios divinos e espirituais.
Com o passar
dos anos legiões de espíritos começaram a se apresentar para trabalhar na
Umbanda e a nenhum deles foi negado a comunicação.
Alem das
linhas de trabalhos e falanges de caboclos e pretos velhos, foram se formando
outras linhas de trabalhos dentro da Umbanda Celestial e posteriormente na
Umbanda Terrena.
Assim sendo
depois de 103 anos de anunciação e fundação da religião hoje temos assentadas
na umbanda as linhas de caboclos, pretos velhos, crianças, baianos, boiadeiros,
marinheiros, ciganos, e toda a esquerda com seus Exús, Pombagiras e
Exús-Mirins, ainda há as falanges dos falangeiros de Orixás que são seres, e/ou
espíritos de grande atuação espiritual.
Desde sempre
nunca foi e nem será negada a manifestação de qualquer irmão do astral, sendo
eles agrupados nas linhas de trabalhos assentadas ou não.
Aqueles espíritos
que são tidos como eguns sem luz, ou kiumbas, ensinaremos o caminho da libertação
espiritual, dando a eles a oportunidade de tratamento, apresentando a doutrina espírita
umbandista, ou seja os encaminhando para a luz que vem de Aruanda.
Enquanto as religiões
modernas expulsam, estes pseudo demônios, a umbanda os acolhe em seus braços
maternos, e os tratam com amor e compreensão na esperança de que arrependidos
dos males praticados aceitem esta ajuda espiritual, e para quem sabe um dia
adentrem na senda dos trabalhadores de luz, iniciados na lei de Umbanda.
Assim foi
com os Exús da lei de Umbanda, antes na mais baixa trevas, e hoje trilhando o
caminho da evolução.
Escolher que
espírito ou que guia vai trabalhar nas sessões umbandistas é ir contra os
ensinamentos primitivos do MLRSL Caboclo das Sete Encruzilhadas, se estes, espíritos tem luz e estão na lei de Umbanda
que se manifestem, trabalhem e nos tragam o evangelho de Jesus, manifestando a
caridade.
Se são sem
luz, e ainda malévolos que sejam abraçados na tentativa de os encaminhar, rumo a verdade que liberta.
QUARTO PRINCIPIO SUBLIME
A Umbanda
veio para harmonizar as famílias e curar os doentes
Um principio
verdadeiramente divino e muitas das vezes o mais esquecido, no seio umbandista
como um todo.
No dia 16 de
novembro de 1908, na casa da família Moraes, o MLRSL Caboclo das Sete
Encruzilhadas e o Mestre de luz Pai Antonio, alem de passar mensagens
doutrinarias e morais, realizaram diversas curas, milagres e prodígios, como
vemos nos registros históricos.
Na Tenda
Nossa Senhora da Piedade e na Cabana de Pai Antonio, verdadeiras obras de cura
divina aconteciam, paralíticos andavam, cegos enxergavam, surdos e mudos eram
curados...
Tudo isto
eram os sinais de que a Umbanda estava praticando o Ide de Jesus, curando, libertando os
obsidiados, e trazendo clareza para as mentes afundadas nos vícios e nas
maldades.
Não que hoje
deixou de acontecer curas e milagres no interior dos terreiros, ainda
acontecem, a Umbanda sempre foi e sempre será a verdadeira religião dos
milagres, isto é fato.
Mais que
verdade seja dita, tais curas e prodígios diminuíram.
E o porque? Será
que por conta da vaidade dos dirigentes? Será que é por muitos se interessarem
apenas com a teoria da doutrina? Será que perdemos a simplicidade em nossos
cultos? Será despreparo dos médiuns? Será que a fé e o amor diminuíram?
O motivo
real deve ser descoberto pelos próprios sacerdotes e médiuns, pois o dom da cura
de outrora é o mesmo dom da cura nos tempos atuais.
O mesmo
Caboclo que curava em 1908, ainda cura em 2012!
O mesmo
Orixá Obaluaê de sempre é e o será ate a eternidade!
Esta a
disposição dos umbandistas diversos mistérios e magias para execução de curas,
o passe energético dos guias e os passes magnéticos dos médiuns também são bons
recursos para a cura divina acontecer.
Os banhos
sagrados e as oferendas para cura divina são outros caminhos para a realização
dos milagres físicos.
O que
estamos esperando? Vamos usar destes recursos espirituais e impor as mãos sobre
os doentes, limpar as feridas do corpo, sabemos que se as doenças não forem
acertos karmicos ou provas para os espíritos
elas podem muito bem serem curadas.
Outro tipo
de cura se faz necessária nos dias atuais e estão acontecendo nos terreiros, se
trata da cura da alma, doenças emocionais como depressão, stress, auto-estima
baixa, pessimismo e etc.
Recorremos
aos conselhos sábios e amorosos dos verdadeiros psicólogos da Umbanda nossos
pretos velhos e pretas velhas, através de consultas com estes maravilhosos
guias sempre encontraremos a cura das doenças que vão na alma, eles sabem junto
a outros guias e médiuns preparados, resolver problemas de culpa, remorso,
perdas, tristezas, pessimismo, ódio, vingança, sentimento de inferioridade,
baixa auto-estima, rancor, magoas, ressentimentos e diversos outros sentimentos
que nos geram tanta dor e desespero.
Assim sendo
a Umbanda e seus filhos com a ajuda dos Sagrados Orixás, mestres e guias
espirituais, devem curar os doentes do corpo e da alma, sem medo ou descrença,
pois esta também é missão da Umbanda, afastar maus espíritos, obsessores, e
kiumbas, tratar a alma sofrida dos que nos procuram na assistência e eliminar
as dores e marcas do físico.
É claro que
temos em mente sobre a lei de merecimento, do karma e de ação e reação, como
diz a lei divina de Xangô: quem merece recebe, e quem deve paga. E aos que
merecem serão curados e libertos através da lei de Umbanda e seus mistérios.
Outro ponto deste
quarto principio, é a harmonização das famílias.
A família é
a maior instituição que o Divino Criador Olorun, nos legou.
A base da
vida de um ser humano deve ser a família, é onde encontramos refugio e carinho
nos tempos de angustia e crise.
Quantas bênçãos
encontramos, nas pessoas de nossos pais,
irmãos, filhos, avós e cônjuges.
É indiscutível
a importância da família na formação e na vivencia de qualquer pessoa.
E qual o
quadro que encontramos hoje em dia em muitos lares e famílias?
O alcoolismo
e a dependência química a cada dia destrói mais os vínculos familiares.
Violência
doméstica, abuso sexual, separação, adultério, desrespeito, fome, desemprego,
tudo isso assola as famílias de maneira terrível, nos dias atuais.
Por estes
motivos a Umbanda veio para harmonizar as famílias, harmonizar significa;
adaptar, adequar, ajustar, conciliar, pacificar, reconciliar, e todas estas
coisas estão nos encargos dos guias da lei de umbanda, sacerdotes e médiuns umbandistas.
Há muitas
maneiras de se harmonizar uma família.
Os mestres
de luz e guias da lei de umbanda, utilizam de seus conselhos, passes, e
orientações para tal beneficio, alem dos trabalhos espirituais com oferendas,
magias, orações, banhos e defumações que podem e deverão ser sugeridos para qualquer
caso de desarmonia familiar.
Os
sacerdotes e médiuns de Umbanda devem estar preparados para os aconselhamentos
familiares, procurando sempre que for necessário encaminhar seus filhos e assistência
para tratamentos específicos alem dos espirituais oferecidos no interior dos
terreiros como: psicólogos, terapias, clinicas de tratamento para dependentes químicos...
As visitas regulares dos sacerdotes umbandistas
aos lares dos que sofrem em família, também são muito importante, pois desta
forma podem levar até estas casas, esperança, otimismo, palavras de fé e
coragem.
Nunca se
deve de deixar de passar nas tendas e cabanas de umbanda os ensinamentos sobre
o respeito e honra aos pais e aos anciões, a importância do dialogo entre os
casais, para que sejam evitadas traições e brigas desnecessárias, o valor que
tem nossos filhos como espíritos reencarnados que iremos dar conta de sua
educação moral e espiritual.
Aqueles que
estão próximos de nossa amada Mãe Oxum, saberão colocar o amor em primeiro
lugar, pedirão a Senhora dos lares, a divina Orixá Yemanjá para que em suas
casas haja sempre paz e harmonia.
Enfim os
ensinamentos estão todos ai, que sejam passados e praticados, pois a Umbanda
por si só é a maior harmonizadora de famílias que exsite.
Assim
terminamos a exposição dos Quatro Princípios Sublimes da Umbanda, este assunto
não se encerra aqui, há muito o que discutir e aprender sobre eles.
Que todos
nós sejamos abençoados pela pratica consciente dos princípios espirituais que
orientam e norteiam a religião de Umbanda e seus filhos de Fé.
Axé e Luz.
Inspirado
por Pai Francisco de Aruanda (Mestre de Luz da Lei de Umbanda).
PERFEITO, explica muito bem oque muitos terreiros e médiuns esquecem. Isso é UMBANDA!!
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