segunda-feira, 14 de março de 2011

As Divindades de Deus: Os Orixás

            
 Não iremos nos aprofundar na criação, fatores e essências dos sagrados Orixás.
Procuraremos de uma maneira simples  passar uma base sólida , concreta e verdadeira desses mistérios divinos do Criador ingerado.
Deixando antes de mais nada, muito claro que a Umbanda renovou o culto aos Orixás, diferenciando a compreensão dos mesmos do culto aos Orixás realizados na África e nos cultos de nação no Brasil.
Não iremos expor as lendas africanas dos Orixás, pois nos concentraremos na natureza dessas divindades do Criador, embora admitimos ter dentro de tais lendas, grandes verdades encobertas pelo véu do mistério divino.
Antes de iniciarmos a exposição e concepção dos Orixás, temos de citar a grandeza e importância do Ritual de Umbanda Sagrada e de Rubens Saraceni (mesmo que nós não temos nenhuma ligação nem com esta vertente de Umbanda e nem com o médium) médium, escritor e sacerdote de Umbanda.
Ao trazer novas luzes para a Umbanda terrena, sobre os Orixás e sobre as Sete linhas de Umbanda.
A Umbanda Divina Missionária, se baseia nessas novas luzes trazidas pela Umbanda Sagrada e por Rubens Saraceni, achando ser exposições sabias, racionais e conscientizadoras.
Sabemos da existência real de diversas divindades do Criador, mas nós nos centralizaremos na divindades os Orixás.
Divindade é um ser sublime e divino, porque foi criada de Deus e em Deus, com atribuições e missões definidas e concretizadoras.
As divindades receberam as impressões, energias e qualidades do Criador, afim de exteriorizarem estas impressões, energias e qualidades em prol das criações e criaturas tanto materiais quanto imateriais.
Desta forma as divindades os Orixás, regem os elementos, seres e criações de forma direta e influenciadora, impregnando suas qualidades (oriundas de Deus) nestas criações, seres e elementos.
Os Orixás foram e são, os agentes da criação, auxiliares diretos de Deus, na criação dos seres e do nosso planeta.
Os Orixás exteriorizam as qualidades e atribuições de Deus porque foi assim que Deus quis e fez.
Cada ser mineral, vegetal, animal, hominal e espiritual é regido, influenciado, emanado, mantido e abençoado pelos Orixás.
Foi dado aos Orixás a imcubencia de reger a ancestralidade dos seres, acompanhando e mantendo os seres em todas as fases de suas evoluções tanto na terra quanto no astral.
Desta forma cada espirito, plantas, flores, pedras, animais, elementos da natureza, pontos da natureza, tem seu Orixá regente, mantenedor e  influenciador, mostrando desta forma a ligação intrínseca dos Orixás com todas  com toda a criação do nosso amado Deus e Senhor Olorum.
Os Orixás foram assentados primeiramente no Astral, e depois diretamente nos pontos de forças da natureza, por assentados entenda-se em Tronos Divinos, pois Orixás são Tronos de Deus.
Os Orixás são as divindades legitimas da natureza, a natureza é tudo e tudo é natureza, a nossa natureza material é cópia da natureza na dimensões e planos superiores.
Por de traz de um rio, existe as energias daquele rio, as forças divinas e eletro-magnéticas  provenientes da Orixá Oxum.
No mar encontramos as energias e forças divinas e irradiantes de Yemanjá, nas matas de Oxóssi, nas pedreiras de Xangô, e assim sucessivamente, a natureza é verdadeiramente a morada de Orixá, é onde reside a concentração vibratória o axé e a força destas sagradas divindades de Deus.
Os pontos de forças da natureza ( mar, rios, pedreiras, jardins, matas, montanhas, praias e etc) tem, digamos dois corpos como nós o temos, o corpo físico que vemos e tocamos e o espiritual que não vemos e nem tocamos.
E nesses pontos de forças da natureza os Orixás e as entidades de Umbanda, manipulam as energias necessárias para realizar suas obras divinas, em favor da Terra e de seus habitantes.
Por isso as maiores forças e poderes estão concentradas e sendo irradiadas na natureza, porque é o Assentamento terreno dos Orixás, de onde surge e emana toda sorte de energias e vibrações que sustenta, alimenta e abençoa os seres e as coisas.
Vamos a um exemplo:
DIVINDADE ORIXÁ   PONTO DE FORÇAS   QUALIDADE DE DEUS
       OXÓSSI                          MATAS                  CONHECIMENTO
Assim Oxóssi, sustenta energicamente seus filhos coroados e entregues por Olorum nesta encarnação para serem regidos por ele. Alimenta espiritualmente seus filhos com conhecimento, e materialmente com a fartura sem deixar faltar o que lhe são necessário materialmente.
Protege a fauna e a flora conscientizando as pessoas sobre ecologia e meio-ambiente.
Sustenta, alimenta e irradia os animais, plantas, flores e pedras que estão sob seus fatores e essências divinas, definidos pelo Criador na criação de tudo.
E assim acontece em cada Orixá, pontos da natureza e reinos mineral, vegetal, animal, hominal e espiritual.
Orixá, vem do Yorubá (idioma utilizado por boa parte dos africanos trazidos para o Brasil na época da escravidão),
que traz algumas interpretações e definições como: ORI=cabeça, XÁ= força, força da cabeça ou ainda ORI= cabeça, XÁ= luz, cabeça iluminada. Ainda traduzem como Senhores da Cabeça, do alto, da cabeça iluminada e etc.
Portanto Orixás são sim os senhores e senhoras da cabeça, da coroa iluminada, da luz e da cabeça, aqueles que regem os seres e os comandam através do ORI (cabeça no sentido espiritual chacra coronário).
Os Orixás são as divindades de Deus, extremamente ligados a natureza, mineral, vegetal, animal, vegetal, animal, hominal e espiritual.
São os auxiliares de Deus na criação os agentes da criação.
São as energias sublimes e divinas, inteligentes e superiores, que foram criadas com definições dadas por Deus, que nunca encarnaram e jamais deixarão seus postos de Divindades e Tronos de Deus regentes da criação e das criaturas.
Os Orixás são os mantenedores da Terra e suas dimensões, de seus seres, através de suas energias, irradiações e vibrações, que são provenientes de seus assentamentos divinos no astral e na Terra seus pontos de forças da natureza: rios, lagos, mar, praia, terra, matas, pedreiras, cemitérios, montanhas, cachoeiras e seus elementos ar, terra, fogo e agua.
São os Orixás, que nos guiam e sustentam, auxiliando-nos através de seus mensageiros, trabalhadores e falangeiros, os guias e mentores espirituais da Umbanda.
Forças de DEUS na natureza, divindades de Olorum, tronos do Criador velai e olhai por nós...


Axé e Luz.


Inspirado por Pai Francisco de Aruanda ( Mestre de Luz da Lei de Umbanda).

segunda-feira, 7 de março de 2011

Sugestões aos Umbandistas

                 Sugestões aos Umbandistas
Procurei criar uma simples lista de procedimentos simples visando uma melhor prática na religiosidade de Umbanda no cotidiano de seus fiéis, trazendo assim um meio para que todos nós filhos de pemba possamos manter e melhorar nosso contato consciente com Deus e com suas divindades os sagrados Orixás.
São ações e fundamentos simples que nós podemos realizar sempre que desejarmos ou sentirmos a necessidade.
Não é minha pretensão criar um código de práticas único e inviolável, mas sim tentar ajudar os umbandistas a terem mais consciência religiosa e ritualística mostrando que cada um por si mesmo pode adentrar no Santo dos Santos sem a fiscalização ou dependência integral de seu sacerdote.
Como filhos de Deus e dos Orixás que somos temos a capacidade de estar sempre perto deles em espírito e em verdade, mas para isto devemos ter atitudes diárias de prece, meditação, leituras e etc.
Espero que estas sugestões sejam realmente úteis e satisfatórias e que possamos segui-las em nosso dia-a-dia visando tão somente a paz interior, a pratica da caridade, e a vivência da divina religião de Umbanda.
                   SUGESTÕES
1-) Procure todos os dias rezar e meditar ao se levantar e antes de dormir. Pare alguns minutos para agradecer ao Criador pelo dom gratuito da vida e por sua vida como ela é.
Faça esta oração de coração aberto, mostre a Deus e aos Orixás suas fraquezas, necessidades, anseios e vontades.
Reze em favor dos outros, peça saúde, paz e força aos seus familiares e amigos. Ore em favor de seus inimigos, lembrando que a justiça pertence ao nosso pai Xangô e a nós só cabe amar e perdoar.
Enfim crie este habito da oração regular e com certeza verá como sua espiritualidade e vida como um todo ira melhorar. Orai sem cessar, pedi e recebereis...
2-) Procure estudar a sua religião e assuntos pertinentes ao que é espiritual, tome um livro e  coloque metas para o ler, discuta com os outros os assuntos desta obra, pergunte a outro se acaso tiver duvidas, mergulhe no conhecimento e cresça também na graça de Olorun.
3-) Sabemos que durante a semana temos um dia que consagramos a cada Orixá por exemplo: Terça consagramos a Ogum, quinta a Oxóssi, sábado a Oxum e a Logun Edé e etc.
Tome o dia semanal de seu Orixá para lhe oferecer uma simples vela de sua cor, seja no seu ponto de força na natureza ou na sua própria casa. Em frente a vela faça suas preces de agradecimentos, pedidos e louvor ao seu Orixá regente.
Isso lhe ajudará a manter-se em contato consciente com seu Orixá, fará com que você o sinta cada vez próximo para lhe ajudar no dia-dia, dando-lhe forças, proteção e axé.
4-) O umbandista geralmente realiza suas oferendas quando precisa de algo, isto é muito comum, não que esteja errado, porém gostaria de sugerir uma outra pratica referente as oferendas.
A oferenda é uma ceia espiritual onde compartilhamos com a divindade ou guia espirituais nossas alegrias ou tristezas, onde pedimos e agradecemos.
Orixá não come, mass sabemos da força energética e o axé contido nos alimentos, bebidas e materiais que servem para uma oferenda.
 A divindade ou guia espiritual serve-se dos materiais para manipular as energias ali contidas em nosso favor.
Sugiro uma oferenda consagratória aos Orixás e guias e que de tempos em tempos possamos ir até os pontos de força da natureza (cachoeiras, mar, rios, lagos e etc) e ali possamos arriar nossas oferendas com o intuito de melhorar e manter nosso contato com as divindades. Afim de realmente nos consagrarmos as divindades, recebermos seu axé e força, nos identificarmos realmente com filhos de Orixá que somos.
Com este ato não há duvidas que será mais fácil lidarmos com o dia-a-dia, passarmos pelas dificuldades e claro nos melhorarmos como umbandistas, médiuns e filhos de Deus.
Que tal de 2 em 2 meses? Ou então de 3 em 3 meses?.
Bom, isto fica a seu critério, mas não deixem de oferendar aos Orixás e nossos guias de direita e esquerda da lei de Umbanda.
5-) Além do corpo material, temos todo um corpo espiritual em nosso ser, espirito, períspirito, duplo-etérico, auras, chacras...
Partindo deste principio além de cuidar de nosso corpo físico na base de exercícios, boa alimentação, cuidado com os vícios, temos todo um corpo espiritual para cuidar, certo?
Pois bem, sabemos que antes dos trabalhos nas tendas os filhos de fé tomam alguns cuidados, banhos de defesa, abstenção de sexo, álcool e carne vermelha, tudo para um bom desenvolvimento mediúnico nos trabalhos e esta ação está correta.
Agora gostaria de sugerir que os banhos de ervas fossem algo mais comum entre nós umbandistas, que possamos ter o compromisso com nós mesmos, de cuidar de nosso corpo espiritual, os banhos de ervas tem diversas finalidades, de acordo com as ervas e plantas utilizadas.
Sugiro que estudem as plantas ou consulte o sacerdote de vocês e passem semanalmente tomar seus banhos de defesa, proteção, limpeza, de abertura de caminhos, prosperidade, amor e dentre muitos outros. Não deixem de cuidar da espiritualidade de vocês, não precisam tomar estes banhos só no dia de trabalho em sua tenda, este habito ajudará muito à todos.
6-) Tirem um dia da semana para defumar a casa ou comércios de vocês, afim de que toda carga energética negativa possa ser anulada e extirpada destes ambientes.
A defumação deixará suas casas ou comércios mais leves energeticamente, sem fluidos nocivos, melhorando o sono, a convivência entre os familiares, as vendas e etc.
7-) Procurem sempre que puderem se dirigir a uma cachoeira ou ao mar para tomar um banho sagrado, afim de se limparem energeticamente e absorver as energias divinas ali contidas.
Peçam licença aos Exús guardiões do ponto de força, saudem os Orixás regentes e em espírito de oração se banhem, aproveitando para lavar suas guias (fios de conta) e com certeza sairão dali leves, alegres e cheios do amor e do axé de Orixá.
8-) É sugerido que não se esqueçam de sempre usar suas guias de proteção (do orixá ou aquela que um guia deu a vocês para usarem no dia-a-dia) e para quem tem contra-egum não deixem de usar também, parece uma atitude simplória mas é muito importante, pois nos defendem de ataques de espíritos trevosos, mau olhados, invejas, pragas e etc.
Alem é claro de ser uma bela identificação e mostra a todos de nossa fé: a fé umbandista.
9-) Segunda-feira é o dia das almas e também uma boa oportunidade para realizarmos um ato de caridade. Que neste dia nossas preces possam se concentrar naqueles que já desencarnaram pedindo luz e um bom caminho para eles.
Aqueles que puderem, se dirijam a uma igreja católica e ofereçam uma vela branca a todas as almas, pedindo que eles encontrem luz e um bom lugar no astral. É uma forma de ajudarmos aqueles que necessitam.
10-) Sempre que puderem não titubeiem em oferecer ajuda as pessoas nas ruas, seja com um deficiente visual atravessando a rua, um alimento a um necessitado... Não percam a oportunidade de serem úteis, afinal na sociedade em que vivemos qualquer ato de caridade é bem vindo e nós sabemos: Umbanda é amor e caridade é a sua lei.
11-) Natureza é Orixá e Orixá é natureza, vamos preservar a natureza, evitemos em jogar lixo nas ruas, sejamos conscientes com nossas oferendas, não vamos desperdiçar água, enfim pequenas atitudes podem ajudar na solução de vários problemas.
12-) Sugiro que uma vez por semana, separem no mínimo 15 minutos para reunir as famílias e ler um texto espiritual e juntos realizar uma prece, afim de dar unidade as famílias e consistência religiosa, que nesta reunião não haja incorporações, mas somente leitura, prece e reflexão.
Que possamos lembrar que a Umbanda veio para curar os doentes do corpo e da alma e harmonizar as famílias.
Família unida na fé é família unida na vida.
Isso muito simples, não? Apenas 12 sugestões para que possamos nos melhorar a cada dia como umbandistas, médiuns e membros da sociedade.
É claro que há diversas outras coisas que cabem aqui, mas aí vai da consciência de cada um, que vocês possam desenvolver mais e mais sugestões praticas para se colocar em ação na vida e no cotidiano.
Muito sucesso pra todos, axé e luz no conhecimento de Oxóssi e no amor de Oxum. Que Oxalá e Jesus vos abençoem hoje e sempre.
DAVID VERONEZI: Umbandista, médium e filho de Orixá.


Axé e Luz.


Inspirado por Pai Francisco de Aruanda (Mestre de Luz da Lei de Umbanda).