terça-feira, 19 de outubro de 2010

Amaci na TENSP

Olá que Jesus nosso Mestre nos abençoe.
Gostaria de publicar neste blog um texto maravilhoso o qual tive acesso pela internet escrito pelo irmão Pedro Kritski,donde ele descreve perfeitamente o Ritual do Amaci realizado na TENSP(Primeiro terreiro de Umbanda do Mundo).Foi de grande valia pra mim e espero que seja para todos.
O ritual de Amaci na Tenda E. Nossa Senhora da PiedadePublicado: abril 22, 2010 por alexdeoxossi em ERVAS, T.E.N.S.P., UMBANDA
Etiquetas: amaci, ERVAS, MALLET, T.E.N.S.P., TENDA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE, ZÉLIO
Não posso dizer ao certo em que momento da história da TENSP este ritual surgiu, mas sabe-se muito bem a sua finalidade e sua importância desde que foi trazido pelo espírito de Pai Antônio sob ordens de Orixá Mallet.

No Candomblé, existe um ritual homônimo que utiliza a lavagem de cabeça com ervas, porém bem distinto deste praticado na Umbanda e que descreverei de maneira simples e objetiva nesta postagem, com o intuito de mostrar como funcionam alguns ritos na Umbanda trazida pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas.

O seu objetivo é basicamente , com a lavagem de cabeça, limpar o campo energético do médium para a melhor aproximação de energias dos espíritos mais elevados da Umbanda.

Para os consulentes, é uma boa oportunidade para limpar o campo energético do corpo e trazer fluidos melhores ; estes podem participar desde que vestidos com roupa branca e em preceito, o que nos leva a concluir que este ritual tem por objetivo maior anular e neutralizar fluidos danosos de quem assim desejar, agindo de maneira mais indireta na mediunidade dos indivíduos.

A sessão de Amaci só é feita depois do ritual de Fitas de Orixá Mallet, pois é energéticamente dependente deste – em outra oportunidade descreverei a consistência deste rito também muito importante.

O Rito
A lavagem da cabeça dos médiuns é feita sobre uma cama de folhas de mangueira, elas têm a função de descarga, de atrair energias negativas do campo energético do corpo.
As folhas são colhidas por médiuns homens escolhidas pela entidade dirigente da sessão já na sessão de Fitas; neste grupo deve estar presente pelo menos um “Cambone” (membro responsável pela organização material da Tenda, bem como a manutenção da ordem e da disciplina durante as sessões ) para supervisionar os médiuns na manutenção da concentração, enquanto as mulheres preparam e limpam a Tenda com água e sal grosso.

Durante todo o processo de colheita das folhas até a montagem da cama é entoado o ponto específico para o ritual:


“Mangueira, mangueira
mangueira de Umbanda
folha por folha Umbanda
Lá no mato tem Umbanda
vamos cruzar
Para salvar
filhos de Umbanda com seu patuá”

Depois de colhidas, as folhas são levadas pra tenda onde são selecionadas, ou seja, são utilizadas somente as folhas inteiras e sem manchas e com elas é montada a cama no meio do salão. São riscados os pontos das seis linhas de Umbanda em frente ao gongá por seis babás da casa (escolhidos pela entidade dirigente dos trabalhos), seguidos dos pontos riscados de Exu correspondes a cada uma das seis linhas.

Feito isso, o guia chefe recebe todos os médiuns e pessoas que desejam participar do ritual, que são orientados a mentalizar pedidos de bons agouros e boa ventura desde a colheita de sua folha até o momento em que o guia dirigente dos trabalhos irá recebê-la para picá-la em pequenos pedaços (folhas estas de qualquer espécie,com exceção de folhas com espinhos, comigo-ninguém-pode e folha de mangueira). Estas folhas são picadas junto à uma bacia de ágata de cor branca num banho que é composto por todas as bebidas usadas na casa, dentre elas as bebidas correspondentes às sete linhas.

Em ordem de tempo de casa, os membros da Tenda vão deitando na cama de folhas para a lavagem da cabeça pelo guia chefe que de acordo com a necessidade, vai pedindo o ponto cantado específico de cada Linha ou entidade, que geralmente se manifestam assim que o médium se levanta.

As folhas são descarregadas em um rio e as pessoas que participaram do rito, por questões fluídicas, devem permanecer por pelo menos 3 dias com o banho na cabeça, ou então podem lavá-las em uma cachoeira com o guia chefe da casa.

Terminada a lavagem, é feita a queima da pólvora que cobre os pontos riscados de ligação e dos comandantes das respectivas falanges de Exu pelos mesmos Babás escolhidos anteriormente pela cabeceira da mesa de Umbanda ( pontos riscados das seis linhas ), que depois de acesos são limpos com aguardente e água, após isso são levantados todos os pontos da mesa de Umbanda fazendo a limpeza com as suas respectivas bebidas dispostas nos pontos durante toda a sessão, é feita a prece de encerramento e o hino de Umbanda encerrando assim as atividades da casa depois de 3 dias seguidos de sessão.

Na Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, na Cabana de Pai Antônio, tive a oportunidade de participar deste rito muito bonito em 2001 com a Dona Zilméia incorporada com a Preta Velha Tiana e o Cab. Branca Lua no comando dos trabalhos mediúnicos. Os médiuns, logo depois da lavagem de cabeça formam uma fila em direção ao rio Macacu, para o banho numa queda d’água que fica no mesmo terreno, encerrando de maneira belíssima os trabalhos do dia.

Pedro Kritski
Blog Registro de Umbanda

AMACI SAGRADO

Bem meus queridos nós do Núcleo Espírita de Umbanda Ns Sr Jesus cristo,estamos muito ansiosos para este bendito ritual que iremos realizar nos próximos dias 13,14 e 15 de Novembro na cidade de Peruíbe litoral sul de SP.É uma pena que alguns umbandistas e até mesmo terreiros deixam como que de lado este sacramento sagrado.Tão importante para os médiuns que fazem parte da corrente mediunica e para os ja cororados também.Irei expor aqui um texto que retrata melhor o Ritual do Amaci espero que seja de proveito a todos muito Axé e luz no conhecimento de Oxóssi e no amor de Oxum.
O Amaci é um ritual umbandista, onde anualmente os médiuns iniciantes e os mais antigos da corrente devem passar por ele, porém para o iniciante o banho será um, e para o médium coroado será outro. Este ritual tem a finalidade de preparar o médium para receber as energias vibrantes do terreiro, além de oferecer ao filho de fé a limpeza de seu campo áurico, bem como confirmar as entidades trabalhadoras da coroa daquele médium.

No ritual, cada médium em fila deve estar trajado de branco e cada um com seu respectivo pano de cabeça, para que após a lavagem da mesma, seja esta protegida pelo pano.
Importante salientar que tanto para os médiuns iniciantes como para os coroados, será indispensável que a energia do Amaci permaneça no campo áurico por pelo menos 24hs, e não mais de 72hs, sendo portanto recomendado que não se molhe a cabeça nas primeiras 24hs. Terminada a Gira do Amaci, podem os médiuns retirar seus panos de cabeça, salvo aqueles médiuns de incorporação que ao receberem suas entidades, retirarão para um melhor trabalho.
Junto com a lavagem que é uma imantação dos chacras, existem outros ritos que têm a finalidade de imantar e harmonizar os chacras bem como os corpos astrais e etérico para a prática mediúnica voltada para a Caridade.

Dessa forma pode-se dizer que o Amaci tem como finalidade:
a) apresentar o filho ou a filha para o seu Orixá como um de seus instrumentos para o exercício de Seu Amor e de Sua Luz;

b) imantar e entregar a coroa do médium para o seu Orixá Ancestral;
c) iniciar o médium como um membro ativo da Umbanda, com responsabilidades e compromissos com os Orixás (compromissos e responsabilidades são amar o próximo, dedicar parte de sua vida para exercer sua religião com amor e respeito e disciplina. Doar suas energias e tempo para o bem de teu próximo, doar seu corpo, mente e alma para promover a caridade – o amor essencial.)

d) manter esse médium assistido e cuidado, já que sua coroa vibrará na intensidade e na força da Casa, sendo alimentado seu chacra coronário constantemente, garantindo mais segurança e harmonia para esse filho ou filha, possibilitando um maior cuidado e zelo do Pai-de-Santo com seus filhos do ponto de vista espiritual;
Entendamos que o Amaci é mais uma benesse para o médium que qualquer outra coisa. É uma firmeza e garantia para os filhos e filhas.

O Amaci não é um compromisso de nunca mais sair da Umbanda, não é o fechamento da porta de saída, não é uma responsabilidade que não se possa posteriormente ser desistida. Ou seja, amanhã caso um filho ou filha desejarem sair da Umbanda, ou mesmo sair dessa casa poderão fazê-lo de forma tranqüila e natural. O Amaci pode ser levantado a qualquer momento a pedido do médium. Ele tem razão de existir enquanto o médium for praticante da Umbanda de forma ativa. Assim não é um compromisso para toda a vida, é um compromisso que respeita totalmente o livre-arbítrio.
O maior compromisso dos médiuns foi feito antes de seu reencarne, o Amaci é apenas uma primeira confirmação desse compromisso.


Frise-se que a Gira do Amaci tem outros fundamentos, que não me compete ao momento a divulgação, tais fundamentos referem-se aos pontos a serem cantados, ao ponto de firmeza que será riscado, ao defumador que nesta gira não será o habitual, além das firmezas outras que uma Casa de Umbanda deve ter nos dias de Amaci.