quarta-feira, 15 de setembro de 2010

CENSO 2010

O Censo 2010 vem aí, as pesquisas terão início em agosto e para quem não sabe;censo demográfico é uma pesquisa em grande escala cujo objetivo é captar a maior quantidade possível de informação sobre determinada sociedade, região e setor econômico. Teve sua origem na China, no ano 2238, o primeiro dado estatístico ocorreu a partir das ordens do imperador chinês Yao, para o estudo da população e lavouras do país naqueles tempos. A palavra censo é proveniente do latim “census”.
  O primeiro regulamento censitário em nosso país surgiu em 1846; a partir de 1870, passou a vigorar em todo território nacional. A partir de 1930, com a criação do IBGE no fim da década, o censo passou a ter um caráter mais dinâmico e preciso.
  E uma das perguntas, dentro do censo é: Qual a sua religião?
  No último censo o resultado foi que no Brasil existem cerca de 400 mil umbandistas.Você acredita na exatidão desse numero? Eu não, é notório que somos em maior número do que meros 400 mil, então porquê deu-se este numero na pesquisa? O que eu penso? Bom, pode parecer forte o que vou escrever, mas é o que penso e está bem próximo da razão.
  Por causa da vergonha e comodismo. VERGONHA em dizer que somos umbandistas?? Parece até piada aos ouvidos dos umbandistas mais ferrenhos, mas é verdade. Vergonha de serem considerados ''macumbeiros'',  ''povinho sem cultura'',  ''filhos do diabo''.
Ou então comodismo, as vezes é mais fácil dizer''Eu sou espírita'' é a mesma coisa mesmo'', ou sou católico, espiritualista, tenho um lado espiritual independente de religião. Ai meu DEUS quanta desculpa para não dizer logo SOU UMBANDISTA, FILHO DE SANTO, FILHO DO AXÉ, FILHO DO ORIXÁ, FILHO DE PEMBA, FILHO DE FÉ, FILHO DE UMBANDA...
  É meus caros a vergonha e o comodismo estão custando caro para nossa Umbanda Sagrada. Somos muitos, mas a nossa vergonha e comodismo nos fazem parecer poucos. Neste ano por favor ''filhos de Umbanda'', não vamos cair neste erro de novo, digam em alto e bom som, encham a boca ao dizer: SIM,EU SOU UMBANDISTA.
  Vamos parar com este autopreconceito, vamos ter vergonha de sermos eleitos para compor esta mesa sagrada, donde está exposto este banquete sublime cheio de magia e amor? Vergonha de sabermos que jamais estamos sozinhos pois os nossos guias sempre estão a nos acompanhar? Vergonha de que os outros saibam que nós amamos nos sentar de frente com um Preto Velho e ouvir seus conselhos? Vergonha de carregar no peito o ORIXÁ? Vergonha de fazermos parte da religião mais linda e desprovida de preconceitos que eu conheço? Vergonha de ser UMBANDISTA?
  Ora, temos é que ter orgulho, porque muitos são chamados e poucos são os escolhidos e nós fomos escolhidos por Jesus para sermos UMBANDISTAS. E o mesmo Jesus disse: ''Aquele que me negar diante dos homens eu os negarei diante dos anjos e de DEUS''.  Jesus disse também: ''Subi nos telhados e anunciai as boas novas''.
  Vamos filhos de pemba, vamos UMBANDISTAS anunciar o Reino de Oxalá, diga para todos quando lhe perguntarem qual a sua religião: Sou Umbandista graças a DEUS. Por isso neste Censo 2010 nos 4 cantos do Brasil uma só voz, uma só fé, uma só verdade a dizer com AMOR E CARIDADE:  EU SOU UMBANDISTA.

  Axé e luz a todos com o conhecimento de Oxóssi e o amor de Oxum.